O Brasil é um verdadeiro paraíso para os amantes de frutas! Nosso país está entre os mais ricos em diversidade frutífera do mundo, e o Cerrado é um dos maiores tesouros dessa riqueza natural. Predominantemente localizado no Planalto Central, o Cerrado ocupa cerca de 23% do território nacional, sendo o segundo maior bioma do Brasil. E você sabia que ele abriga sabores únicos e ainda pouco conhecidos?
Pensando nisso, em entrevista ao EP Agro, o pesquisador Fábio Faleiro, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cerrados, destacou algumas frutas do Cerrado com significativo potencial comercial. Confira a lista que preparamos!
Pequi: rico em antioxidantes, vitaminas A e E, e ácidos graxos essenciais, o pequi é valorizado por seus benefícios à saúde, como a proteção contra o envelhecimento precoce e o fortalecimento do sistema imunológico. A polpa amarela é amplamente utilizada na culinária regional, especialmente em pratos como arroz com pequi, purês, licores e óleos. Estudos ainda indicam o potencial da espécie para uso em recuperação de áreas degradadas, arborização de pastagens ou mesmo para o enriquecimento de áreas onde a sua ocorrência é natural
Baru: é rico em proteínas, ferro, cálcio e gorduras saudáveis, sendo considerado um superalimento. Além de beneficiar a saúde óssea e ajudar no combate à anemia, o baru é altamente energético. É utilizado em farinhas, doces, granolas, óleos e pastas. Valorizado tanto na culinária quanto na preservação ambiental, já que apresenta bom crescimento, baixa exigência de adubação e de manutenção e elevada produção de massa foliar.
Maracujá-do-cerrado: com uma casca amarela e/ou alaranjada e polpa suculenta repleta de sementes, essa fruta é rica em vitaminas A e C, além de antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e combatem o envelhecimento. Muito versátil, o maracujá do Cerrado é utilizado em sucos, sobremesas, geleias e até na produção de cosméticos graças às suas propriedades hidratantes. As plantas também podem servir como porta-enxerto para o maracujá-azedo comercial.
Buriti: conhecido como a “árvore da vida” do Cerrado, é uma fruta versátil e altamente nutritiva. Sua polpa alaranjada é rica em betacaroteno, vitamina A, vitamina C e antioxidantes, que ajudam a proteger a visão, fortalecer o sistema imunológico e combater o envelhecimento. Além de nutritivo, o buriti é extremamente versátil: sua polpa é usada na produção de sucos, sorvetes, doces e óleos, enquanto suas fibras são aproveitadas em artesanato.
Gabiroba: rica em vitamina C, fibras e antioxidantes, ela é uma aliada para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão e combater os radicais livres. A gabiroba é consumida in natura ou transformada em sucos, geleias, sorvetes e licores, destacando-se por seu aroma intenso e sabor único.