O sinal analógico de televisão foi desligado na última quarta-feira (12), em todo Sul do Estado do Rio — Foto: TV Rio Sul
O sinal analógico de televisão foi desligado às 23h59 do dia 12/12/2018, em todo o Sul do Estado do Rio. Com o switch off, as 24 cidades da área de cobertura da TV Rio Sul passam a receber exclusivamente o sinal digital.
Por isso, para continuar acompanhando a nossa programação em alta definição, primeiro é preciso conferir se a sua televisão foi fabricada depois de 2010 e já possui o conversor embutido. Caso sua TV seja mais antiga, como as de tubo, por exemplo, é necessária a aquisição de um conversor digital. Vale lembrar, ainda, que para as duas situações, o uso de uma antena externa UHF é imprescindível, assim como fazer a sintonia automática de canais e escolher o da TV Rio Sul em sua cidade, com .1 no final. Já os televisores que não foram adaptados vão ficar por 30 dias com uma mensagem informando sobre a determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Os inscritos em algum Programa Social do Governo Federal têm direito a um kit gratuito, com antena e conversor, que garante o sinal digital. Para isso, basta ter o NIS, o Número de Identificação Social, e entrar em contato com a Seja Digital através do telefone 147 ou site www.sejadigital.com.br.
Este foi um processo longo, que teve início em 2006, quando o Governo Federal decidiu pela mudança para o novo sistema. Aqui na região, o procedimento de desligamento do sinal analógico começou no dia 28 de novembro.
Com a TV Rio Sul Digital, as imagens e os sons são digitalizados e transmitidos com a qualidade de cinema. Na tela, a vantagem mais visível é o fim dos fantasmas, assim como chuviscos e ruídos, conforto que, antes, apenas os consumidores de TV por assinatura podiam desfrutar.
Confira a matéria no vídeo
Assista a mais vídeos do RJTV 1ª Edição
Confira a nossa programação
Acompanhe a TV Rio Sul também nas Redes Sociais:
/TVRioSul, @OficialTVRioSul e @TVRioSulOficial