O É do Pará deste sábado (29), mostrou jovens paraenses com talentos extraordinários e excepcionais. Romeu adora turismo, Ana Clara dança, e Victor é um cozinheiro de mão cheia. Três histórias diferentes, mas com muitas semelhanças. Jovens com síndrome de down dedicados que desempenham com excelência suas paixões, vocações e aptidões. Tainá Aires conheceu e conversou com esses três personagens maravilhosos que mostraram um pouco da sua vida no programa. Um programa sobre realização, superação e sonhos!
Romeu Neto enviou um vídeo para a Tainá Aires falando que adorava o É do Pará, então a apresentadora fez questão de conhecê-lo pessoalmente. Os dois caminharam pelo Complexo Feliz Lusitânia na capital, enquanto Romeu falava sobre história e cultura. O carisma de Romeu é um verdadeiro encanto e ele domina conhecimentos quanto à cidade de Belém-PA.
Romeu Neto é poeta e tem dois livros lançados, também é fotógrafo e guia de turismo. Com diversos talentos o jovem explicou como foi adquirindo conhecimento e como desenvolve sua profissão de guia turístico na capital paraense. Orgulhoso, mostrou um pouco sobre seu trabalho como influencer digital, em seu programa “Vamos Turistar", e seus livros de poesia publicados “Ventos Mergulhantes” e “Água de Algodão".
Romeu Neto é poeta e tem dois livros lançados, também é fotógrafo e guia de turismo e foi guia do É do Pará no complexo histórico de Belém enquanto falava sobre sua trajetória - TV Liberal — Foto: Divulgação/TV Liberal
“Eu comecei na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) com dois cursos: hotelaria e turismo regional. Depois eu fui para a UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia), onde eu também sou guia turístico da faculdade, levo pessoas com deficiência intelectual e múltipla para passear na faculdade, assim como apresento aqui e faço um mix de outras atividades turísticas e tenho um canal no Youtube”, disse Romeu sobre as atividades que desempenha.
Victor Almeida é chef de cozinha e mostra muito talento quando o assunto é cozinhar. Ele começou aprendendo panificação pelo projeto de inclusão do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Ele mostrou a revista publicada com vários pães doces que ele mesmo preparou e explicou como eram feitos. Sua aptidão para cozinhar lhe rendeu um prêmio de reconhecimento, que exibe orgulhoso.
Cleide Almeida, artesã, é mãe de Victor e conta que o rapaz sempre foi muito curioso, acompanhava muito bem o que as pessoas ensinavam. Victor é muito esforçado e prestativo, se propõe a ajudá-la sempre. Cleide revelou ainda que em casa ele faz as tarefas domésticas e lava suas próprias roupas, ele é muito independente.
Victor Almeida é chef de cozinha e mostra muito talento quando o assunto é culinária. Sua mãe Cleide Almeida falou ao programa É do Pará sobre os talentos e a independência do filho - TV Liberal — Foto: Divulgação TV Liberal
“Eu comecei sendo ajudante da minha mãe, ela que me ensina tudo. Ela é batalhadora, me ajuda, ela é inspiradora, linda e maravilhosa. E eu gosto que ela me estimula também”, disse Victor Almeida sobre sua mãe que o incentiva a ser cada vez mais independente e também a desenvolver seus dons, principalmente na culinária.
No quadro “Hora da Broca”, Victor Almeida ensinou uma receita super saudável e sem glúten. Devido a sua intolerância, ele acabou adequando e aprendendo algumas receitas por causa de suas restrições. O “Bolo de banana com aveia” é uma receita fitness e funcional, rica em fibras e o açúcar é da própria fruta. Esse bolo ficou bonito e a Tainá disse que estava uma delícia.
Ana Clara Aguiar é uma grande artista, uma verdadeira estrela. Apaixonada por dança, ela também faz aulas de teatro, assim como já fez aulas de natação. Ana Clara está sempre provando que é capaz e assim ela vai aprendendo e também ensinando todo mundo ao seu redor a sempre buscar seus ideais. A jovem artista é muito talentosa e falou sobre tudo o que ela gosta. Vaidosa, gosta de estar sempre arrumada. Ana Clara mostra sua paixão pelo teatro em um programa no YouTube, chamado “Coxia”, no qual os bastidores e curiosidades são o tema principal.
Ana Clara Aguiar conversou com o É do Pará ao lado de seu pai Antônio Carlos, sobre sua paixão por teatro e dança - TV Liberal — Foto: Divulgação/TV Liberal
“Eu faço dança e teatro aqui. A minha vida e a minha história foi tudo daqui, tudo da dança e do teatro. Mas eu sou daquelas que eu amo, que eu gosto e faço aquele espetáculo. Eu sou forte e tudo o que eu faço é com amor”, disse Ana Clara sobre a APAE e todos os dons artísticos que desenvolveu ao longo de sua trajetória.
Antônio Carlos Silva é o pai de Ana Clara e falou um pouco sobre a trajetória de sua filha na APAE, que chegou muito nova e isso foi fundamental para o seu acompanhamento e desenvolvimento intelectual. O pai de Ana conta que ela não conhece a palavra ‘não’. Sempre corajosa, ela não aceita o impossível e questiona o ‘não poder’ e determinada, sempre diz que vai conseguir, indo atrás de suas realizações. “Todo tempo ela tem uma evolução e quando a gente menos espera ela nos surpreende com uma coisa boa”, destacou o pai todo orgulhoso da filha.
Reveja o programa É do Pará sobre os talentosos jovens excepcionais Romeu, Ana Clara e Victor:
É do Pará: Jovens talentos excepcionais - Bloco 1
É do Pará: Jovens talentos excepcionais - Bloco 1
É do Pará:Jovens talentos excepcionais - Bloco 2
É do Pará:Jovens talentos excepcionais - Bloco 2
É do Pará:Jovens talentos excepcionais - Bloco 3
É do Pará:Jovens talentos excepcionais - Bloco 3