Sopa paraguaia é uma receita típica pantaneira que na verdade é um bolo salgado feito com flocão de milho e queijo. Prático de fazer, todos os ingredientes são misturados e levados para o forno. Sirva a sopa paraguaia fria, para a receita estar na consistência correta no momento de consumir.
Sopa paraguaia é uma receita prática de fazer e muito saborosa. Ao contrário do que o nome sugere, o prato não é uma sopa. Na verdade é um bolo salgado feito à base de milho e queijo.
Prato foi a escolha do ator Silvero Pereira, que interpreta o peão Zaquieu na novela Pantanal em participação no Receitas dos Famosos. Silvero aprendeu a preparar a receita durante os 45 dias em que esteve no Pantanal gravando a novela. E o ator ainda passou por um desafio, já que era a primeira vez que ele tentava reproduzir esse prato em sua casa, no Ceará.
Sopa paraguaia pode ser consumida no café da manhã, no lanche da tarde e faz a dupla perfeita com um cafezinho. Confira o passo a passo!
Ingredientes
- Pimenta-do-reino a gosto
- 100 gramas de manteiga
- 250 gramas de flocão de milho
- 1 pitada de sal
- Meia xícara de azeite
- 6 ovos
- Salsinha a gosto
- 250 gramas de queijo minas padrão
- 1 cebola inteira picada
- Meio litro de leite
- Tomate picado - opcional
Modo de Preparo
- 1 Refogue a cebola na manteiga até ficar transparente.
- 2 Em uma tigela, misture o flocão, o azeite, sal, pimenta-do-reino, os ovos, o leite até ficar homogêneo.
- 3 Acrescente o queijo minas padrão e misture mais um pouco.
- 4 Preaqueça o forno a 200 graus por 10 a 15 minutos.
- 5 Forre um refratário com papel-alumínio (deixando sobrar papel para tampar) e coloque a massa.
- 6 Acrescente a cebola refogada, o tomate a salsinha e misture.
- 7 Tampe com a sobra do papel-alumínio e leve ao forno por 30 a 45 minutos dependendo da potência. O ponto correto e quanto a torta fica fofinha, parecendo um bolo.
- 8 Retire do forno e deixe descansar até esfriar para servir.
A cozinha pantaneira, tem influências indígenas, gaúchas, de países latino-americanos próximos e até traços da gastronomia japonesa e nordestina. Além do quebra-torto, outros pratos muito típicos da região são: saltenha de frango e ovo, bolo de arroz, doce de abóbora caseiro.