No primeiro episódio, o cozinheiro ensina a preparar um quitute tradicional de sua família, principalmente nas festas de fim de ano: um Cuscuz Paulista que leva camarão e sardinha. Como possibilidade de substituição dos ingredientes, Joaquim Lopes dá a dica: "Se você não comer camarão, você pode usar frango, você pode usar um polvo, você pode usar um peixe normal".
Ator, apresentador, futuro pai de gêmeas e cozinheiro. A ligação de Joaquim Lopes com o universo da comida vem da infância: ele herdou a paixão da avó materna, dona Hilda, e foi além, formando-se em Gastronomia. Na estreia do Receitas do Joaquim, série original gravada diretamente da casa dele, o prato escolhido é um cuscuz paulista, receita de família, ensinada pela avó:
“Lembro da cozinha, do cheiro, da mão da minha avó. Aquela mãozinha que parece de papel [...] Eu ficava horas com ela, sentado, só sentindo aquele cheiro”, ressalta Joaquim.
Anote o passo a passo para fazer o Cuscuz Paulista do Joaquim Lopes:
Ingredientes
Cuscuz Paulista
- 3 xícaras de farinha de milho em flocos
- 1 xícara de farinha de mandioca
- 2 cebolas grandes
- 1 pimentão grande verde
- 1 pimentão grande vermelho
- 1 pimentão grande amarelo
- 7 dentes de alho
- 500 gramas de palmito em conserva picado
- 1 lata de tomate pelado
- 1 pacote de ervilhas congeladas
- 1 xícara de azeitona verde em rodelas sem caroço
- 1 colher de chá de colorífico
- 1 colher de chá de louro em pó
- 3 colheres de chá de cominho em pó
- 1 maço de salsinha e cebolinha
- 1 talo de alho-poró
- 500 gramas de camarão cinza limpo e descascado
- 5 ovos cozidos em rodelas
- 1 quilo de camarão grande limpo e sem casca
- 2 latas de sardinha em óleo
- Caldo de camarão
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino em grãos moída a gosto
- Azeite a gosto
Ingredientes
Caldo de camarão
- Casca dos camarões
- 2 dentes de alho
- 1 cebola cortada grosseiramente
- 3 talos de alho-poró
- Água
Modo de Preparo
Caldo de camarão
- 1 Refogue numa panela as cascas dos camarões, dois dentes de alho, uma cebola cortada grosseiramente, três talos de alho-poró e cubra com água.
- 2 Reserve.
Modo de Preparo
Cuscuz Paulista
- 1 Em uma tigela, peneire as farinhas, misture bem e reserve.
- 2 Em uma frigideira grande, coloque um fio de azeite, deixe esquentar e então acrescente os camarões grandes.
- 3 Adicione sal, pimenta, alho e limão a gosto. Vire o camarão. Quando estiver pronto, reserve para o final da preparação.
- 4 Pegue uma panela larga e funda, coloque em fogo médio e cubra o fundo com azeite.
- 5 Acrescente as cebolas cortadas em cubos pequenos e deixe suar.
- 6 Adicione o alho em brunoise e deixe levantar o aroma.
- 7 Acrescente os pimentões cortados em cubos pequenos e espere. Deixe que liberem o sabor.
- 8 Coloque o tomate pelado, a azeitona com a água, o palmito, o alho-poró e apenas um colher de sopa da ervilha. Deixe refogar bem.
- 9 A partir de agora, comece a acrescentar o caldo de camarão aos poucos e toda vez que colocar, sempre mexendo bem, espere reduzir para concentrar o sabor antes de colocar a próxima concha.
- 10 Nesse momento, comece a acertar os temperos, adicione cominho, louro e colorífico.
- 11 Quando acabar o caldo e antes de reduzir totalmente nessa última vez, acrescente os camarões cinza e o cheiro-verde e termine o cozimento no caldo.
- 12 Em fogo baixo, vá adicionando as farinhas, aos poucos, até ficar em um ponto úmido, mas firme.
- 13 Desligue o fogo e acrescente mais um fio de azeite, mais cheiro-verde, metade de um alho cru, limão espremido, o caldo do camarão que sobrou na frigideira.
- 14 Em uma forma redonda para bolo untada com azeite, coloque os camarões grandes, as rodelas de ovo, o que sobrou das ervilhas e as sardinhas para criar um padrão que será a decoração depois que desenformar.
- 15 Leve o cuscuz à geladeira por 15 a 20 minutos. Não é para ficar gelado. Tem que servir na temperatura ambiente. A geladeira é só para dar uma solidificada.
- 16 Sirva em temperatura ambiente.
🎧Ouça a receita completa:
Dicas do Joaquim:
- O camarão pode ser substituído por outros ingredientes: “Se você não quiser usar camarão, se não comer e for alérgico a camarão, você pode usar frango, você pode usar um polvo, você pode usar um peixe normal.”
- Saiba como deixar o camarão esticado: “Na hora que você coloca o camarão na gordura quente, ele tende a enrolar. Se você não quer que ele faça o 'abdominal', você atravessa um palito nele, ou então faz uns cortezinhos na parte de trás que ele vai ficar esticadinho.”
- Use a água da azeitona para cozinhar os ingredientes: “Esta água tem um saborzinho muito interessante que vai só agregar no nosso prato.”
- Corte o tomate pelado com a colher, dentro da panela: “Pode colocar o tomate inteiro mesmo, sem picotar, com o caldo. Corte o tomate na panela (utilizando a colher), que ele vai se dissolver com o calor.”
- Na hora de servir, utilize uma faca de serra para cortar o cuscuz: “Se você utilizar uma faca seca (sem serra), ele pode desmontar na sua mão.”
Para acompanhar:
E sabe o que combina com o cuscuz paulista? Uma salada! Que tal servir essa receita da Rita Lobo como acompanhamento? É uma delícia!
Se você estiver com sobras de frango em casa, experimente também o cuscuz paulista com frango. É uma sugestão simples e prática para reaproveitar os alimentos.