Tido como um prato icônico da culinária italiana, o Fettuccine Alfredo é, na verdade, quase desconhecido na Itália à exceção de Roma, onde foi inventado no começo do século XX. Fora da capital, são poucos os italianos que já ouviram falar deste “clássico” que é muito popular nos Estados Unidos e em outros países.
Esta receita é para quem ama muito o queijo, já que a quantidade de manteiga e parmesão é quase a mesma da massa. Segundo a receita de Luigi Carnacina, publicada em 1961, para 420 g de massas são necessários 200 g de manteiga e 200 de parmesão.
O Fettuccine Alfredo foi criado em 1908 pelo cozinheiro Alfredo di Lelio no restaurante Alfredo Alla Scrofa, no centro e Roma, como “remédio” para a esposa Ines que, após o parto do filho Alfredo II, estava fragilizada.
Após a comilança, a mulher se restabeleceu e sugeriu ao marido incluir o prato no cardápio do restaurante. Massas com manteiga e parmesão, na verdade, se comem há séculos na Itália, mas a invenção de Alfredo foi atribuir propriedades benéficas ao prato.
Por uma coincidência, a massa caiu no gosto de dois atores norte-americanos da época do cinema mudo, Douglas Fairbanks e Mary Pickford, que em passagem por Roma se encantaram pela iguaria.
Numa visita sucessiva, em 1927, as estrelas de Hollywood presentearam o cozinheiro com talheres de ouros com a incisão: “To Alfredo the King of the noodles”. O sucesso entre os dois atores explicaria a popularização do prato nos Estados Unidos.
Atualmente, dois restaurantes de Roma disputam a propriedade intelectual da receita, já que, após a Segunda Guerra Mundial, Alfredo vendeu o estabelecimento e, alguns anos depois, inaugurou uma nova casa junto com o filho Armando chamada de Il Vero Alfredo que teve grande sucesso durante os anos de La Dolce Vita.
Receita do Fettuccine Alfredo
O prato é bastante simples de preparar em casa. O que vai fazer a diferença, mais que em outras receitas, é a qualidade dos ingredientes utilizados, sobretudo do parmesão que deve ser ralado na hora.
Ingredientes
- 420 g de Fettuccine Paganini
- 4 litros de água
- 200 g de manteiga em temperatura ambiente
- 200 g de queijo parmesão
- 40 g de sal grosso
Modo de preparo
- Em água fervente e salgada, cozinhe a massa pelo tempo indicado na embalagem.
- Escorra e adicione numa tigela grande.
- Acrescente queijo parmesão ralado na hora, manteiga cortada em pedaços e misture bem até obter um molho cremoso.
- Sirva bem quente.
- Rendimento: 4 pessoas