O que é mini-arroz? Conheça grão cultivado no Brasil
O que é mini-arroz, grão 100% brasileiro que foi destaque em uma prova do The Taste Brasil 2024? De origem nacional, o mini-arroz é cultivado em São Paulo, no Vale do Paraíba, e é ideal para fazer risoto, caldos e sopas - receitas que precisam de mais cremosidade.
Júlia Tricate e Gabriel Coelho, casal de chefs convidados do reality gastronômico, contam mais curiosidades sobre o alimento ao Receitas. Confira!
O mini-arroz tem mais amido na composição e tem uma estrutura parecida com o arroz arbóreo. Já o sabor não muda tanto com relação aos outros tipos. Embora seja bem pequeno, demora mais a cozinhar.
Além do mais, o ponto dele demora mais para passar. É como se ele "aguentasse" mais tempo antes de passar, mais tempo al dente.
Como usar mini-arroz
Uma dica de Júlia é sobre o preparo das receitas: "Todos os preparos com arroz podem ser feitos com mini-arroz. Só é interessante pensar que, assim como todo ingrediente, existem preparos que valorizam mais ou menos o ingrediente. No caso do mini-arroz, como ele tem mais amido, o ideal é fazer pratos com ele mais caldoso para aproveitar a cremosidade que ele oferece."
"Ele não é a melhor opção para fazer o nosso arroz soltinho para comer com feijão. Na cozinha temos que ser inteligentes para valorizar os pontos fortes de cada ingrediente", complementa a chef, que venceu a terceira edição do The Taste.
Veja receitas com o ingrediente: