Na ceia de Natal, as aves tem protagonismo na mesa. O peru é a escolha em alta nesta época do ano, mas tem quem prefira optar pelo frango — geralmente mais em conta no bolso. As duas aves podem ser temperadas e servidas de diferentes maneiras.
A ave servida inteira traz aquele ar de fartura na mesa e não precisa ser complicada de fazer. Porém, para algumas famílias também significa ter muita sobra para o dia seguinte. Então, por que não fazer a ave de uma outra maneira?
No Cozinha Prática, a Rita Lobo ensina diferentes formas de fazer e temperar a carne branca — da ave inteira ou em partes — para tornar seu fim-de-ano mais saboroso! Confira abaixo:
🐔 Para quem quer fazer a ave inteira
O peru é uma das aves mais procuradas neste período e nem todo mundo consegue fazer com que sua carne fique suculenta ao final do processo. Aqui a Rita explica como manter a textura da ave e ainda traz a técnica para retirar um pouco do tempero ultra processado que vem na ave.
Manteiga caseira feita com alecrim, tomilho, sementes de coentro, café em pó e raspas do limão são alguns dos ingredientes que fazem a diferença nesta receita.
Se o peru não é uma opção para sua ceia, seja por tamanho ou valor, a Rita Lobo mostra o preparo de um frango assado para famílias de todos os tamanhos. A mistura de especiarias, laranja, mel e alecrim forma um perfume incrível, com a cara do Natal.
Se você busca uma opção refrescante para a noite de Natal no meio do Verão, confira a receita de galeto com salada caprese! O galeto — por ser uma versão menor do frango — é uma boa escolha para quem vai preparar uma ceia para poucas pessoas.
A salada caprese dispensa apresentações: além de muito saborosa, ela ainda traz um colorido natalino para o prato. Confira como fazer:
Para quem já se decidiu pelo frango e está procurando uma forma de deixar a carne da ave mais suculenta, aposta na receita de frango assado com limão do Cozinha Prática.
A ave é marinada em uma mistura feita com sal, páprica, açúcar mascavo, raspas de limão e pimenta-do-reino. Ela ajuda a desidratar a carne, que quando vai assar fica mais macia e suculenta.
Se o seu paladar pede por um sabor agridoce, vem conhecer o frango recheado com farofa de abacaxi — uma fruta que está super em alta na estação. O abacaxi também está presente no molho que banha a ave e adiciona também um toque cítrico ao prato.
Para quem quer opções menores
Se você quer sair do lugar comum, sem abrir mão da tradição, é possível fazer receitas saborosas com frango e, ainda assim, ter uma ceia cheia de sabor.
Frango com leite de coco é uma receita que traz um sabor novo ao peito de frango e que acompanha bem aquelas receitas que não podem faltar em um Natal bem brasileiro: o arroz com passas e a farofinha. A cúrcuma adiciona a cor e faz do visual desta receita ainda mais bonita.
Se você gosta de preparar sua ceia com antecedência, o frango à caçadora — ou frango à cacciatore — é uma receita que ganha ainda mais sabor após a carne, já pronta, fica de marinando no molho. E não vai ficar ressacado na hora de servir: o molho ajuda a manter o frango bem suculento.
Papilote de frango é uma opção que pode ser feita em porção individual ou para um grupo. É prático de ser feito e sai do forno para a mesa. Confira como fazer:
Feito na air fryer, o enroladinho de frango com queijo e ensopado de tomate com grão-de-bico na air fryer serve sabor e praticidade. Perfeito para ser quem quer planejar a refeição de fim de ano e não ficar com a pia cheia depois! Aprenda como fazer:
Sobrecoxa de frango agridoce é uma receita que serve até quatro porções e é feita com um corte bem popular no mercado. O molho feito com mel, molho shoyu e vinagre dá um sabor todo especial. Aprenda como fazer:
Confira também: