O bacalhau pode estar presente na sua ceia de Natal de diferentes formas: como prato principal ou acompanhamento. A forma de servir esse peixe pode variar a gosto do freguês e o Receitas tem opções para todos os tipos e tamanhos de ceia.
Para dar um punch na ceia de 2024, separamos algumas opções do chef Claude Troisgros que podem fazer parte do seu fim-de-ano!
Começando com o clássico bacalhau com batata, que na receita do mentor do The Taste Brasil, traz o sabor as azeitonas no tapenade — um patê feito com o fruto da oliveira misturado com alho e outros temperos. Confira como fazer:
Batatas ao murro, na receita bacalhau com batatas ao murro, adiciona textura ao bacalhau. O peixe é servido por cima das batatas, que são cozidas e depois fritas. Para ficar ainda melhor, o azeite onde o bacalhau foi feito vira toque de chefe no preparo. Aprenda:
O brandade de bacalhau — bacalhau espirituoso ou bacalhau da amizade—, traz os mesmos ingredientes das receitas acima, mas com uma terceira apresentação. Servido na travessa, esta receita gratinada ainda leva diferentes tipos de queijo e pão na sua preparação. Aprenda:
Ainda nas sugestões que usam as postas de bacalhau, a receita de bacalhau à lagareiro é feito na brasa e no forno. É aquela receita para quem não abre mão da churrasqueira nem no Natal!
Se você quer levar o bacalhau do prato principal para o acompanhamento, o peixe combina muito bem com arroz. Aqui no Receitas, o chef já ensinou duas formas de incorporar o arroz e o bacalhau na sua ceia de fim de ano.
Com cúrcuma, abóbora e queijo parmesão, você pode fazer dois tipos diferentes de arroz: um mais seco, como o servida na Ceia Sato...
... ou a versão cremosa feita no Mais Você — que inclusive é uma ótima opção para quem está preparando uma ceia pequena e já está pensando na marmita do dia seguinte.
O pacotinho de bacalhau é uma opção que combina com a entrada da sua cheia ou para quem está planejando uma refeição feitas de pequenas porções. A acelga é a responsável por fazer dessa trouxinha uma maravilha de comer com os olhos.
Empanada de bacalhau, para fechar a lista, é uma versão do Claude para a iguaria espanhola. Pode ser o seu prato principal ou estar presente na ceia como um acompanhamento. Lembra o nosso queridinho empadão, mas com um toque da Galícia!