Receita de pavê: como surgiu a sobremesa hit do Natal e Ano-novo
"É pavê ou pacomê? Essa brincadeira já deu, chega! Natal nenhum aguenta mais", brinca a estudante de História e influenciadora Tawany Rocha, no especial Cozinhando Histórias do Natal. Com a missão de resgatar versões sobre os surgimentos de pratos natalinos, ela avisa que chegou a vez de um hit das festas de fim de ano: a receita de pavê. "Eu vou te contar a história deste prato: de onde ele veio? Por que esse nome? Vem comigo que eu te conto tudo".
👨🍳 Inspiração na Europa
Com uma tradição secular em confeitaria, a França não poderia ficar de fora quando o assunto é inspirar a criação de doces, sobremesas e guloseimas. "O nome pavê vem do francês, olha só que chique. E ele significa pavimento, piso", avisa Tawany.
Mas o que isso tem a ver com uma receita de pavê? "É muito simples: essas camadinhas do doce, tem aqui uma massa, tem aqui o creme, e isso é o pavê. Só que a receita não é francesa, essa tendência é. Lá no século XVIII e XIX, toda a Europa começou a fazer doces desta forma, tanto que temos o tiramisù, lá na Itália, temos o trifle, na Inglaterra, todos doces dessa forma", ela explica.
💚💛 Criação brasileira
Sabendo de tudo isso, a pergunta que fica é: como esta tendência de fazer sobremesa em camadas atravessou o Oceano Atlântico e se popularizou de maneira tão grande pelas terras brasileiras? "No Brasil, chega lá pelos anos 50 com os imigrantes franceses. E quem criou? Foram as donas de casa brasileiras, com os produtos que tinha naquela época", conta Tawany.
De acordo com a estudante de História, o a criação do pavê teve como grande inspiração a valorização de ingredientes que estavam em alta, na época. "O leite condensado se popularizando cada vez mais, o amido de milho, já conhecido, assim como o leite e outros elementos. Esse doce simples passou a ser símbolo do Natal e também do Ano-novo", ressalta.
📝 Receitinha diferente
Após a explicação, a influenciadora faz questão de botar a mão na massa e anuncia: "E, mais natalino que esse pavê que você está acostumada a comer todo ano, é o que eu vou te ensinar: é um pavê de panetone de chocolate". Confira a receita que rende 4 unidades, leva 25 minutos para ficar pronta e é montado em porções individuais:
Ingredientes
Pavê de panetone de chocolate
- 1 lata de leite condensado
- 500 mililitros (ml) de leite de vaca
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 100 gramas (g) de chocolate meio amargo picado
- 1 caixa de creme de leite
- 300 gramas (g) de panetone em fatias
Ingredientes
Cobertura do pavê de panetone de chocolate
- 100 gramas (g) de chocolate meio amargo picado
Modo de Preparo
Pavê de panetone de chocolate
- 1 Em uma panela, misture o leite condensado, o leite e o amido de milho. Leve ao fogo médio, mexendo sempre para evitar grumos.
- 2 Assim que a mistura começar a engrossar, adicione o chocolate meio amargo picado e continue mexendo até que ele derreta completamente.
- 3 Desligue o fogo e misture o creme de leite até o creme ficar homogêneo. Reserve e deixe esfriar.
Modo de Preparo
Ganache de chocolate meio amargo
- 1 Aqueça o creme de leite no micro-ondas ou em banho-maria, sem deixar ferver.
- 2 Adicione o chocolate meio amargo picado ao creme de leite quente e mexa até obter uma mistura lisa e brilhante.
- 3 Deixe a ganache esfriar levemente antes de despejar sobre o pavê.
Modo de Preparo
Montagem do pavê de panetone de chocolate
- 1 Em um refratário pequeno, faça uma camada de fatias de panetone de chocolate, ajustando-as para cobrir o fundo.
- 2 Adicione uma camada generosa do creme preparado sobre as fatias de panetone.
- 3 Repita o processo até acabar o creme, finalizando com uma camada de creme por cima. Reserve na geladeira enquanto prepara a ganache
- 4 Despeje a ganache sobre o pavê, espalhando com uma espátula para cobrir uniformemente.
- 5 Leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir, para que as camadas firmem e os sabores se intensifiquem.
- 6 Depois deste tempo, sirva o pavê de panetone de chocolate. Bom apetite!
Veja também: