Pular para o conteúdo

Por Sonia Schneiders, Receitas


Chef Paula Prandini com a filha, Maria Eduarda, de 3 aninhos — Foto: Reprodução/Unsplash, Divulgação

No mês de dezembro, as confraternizações e ceias de Natal e Ano-novo geram uma grande expectativa e demandam organização. A cada ano que se passa, algum ingrediente entra na moda, sobremesas novas aparecem, e até a atitude na hora de preparar a ceia, deixando tudo mais sustentável, conta. Para entender quais as tendências para a ceia de Natal em 2024, conversamos com a chef Paula Prandini.

Premiada no Rio de Janeiro, a chef comanda o Empório Jardim, estabelecimento premiado por servir o melhor café da manhã da cidade. Além disso, no cardápio, o local oferece refeições e sobremesas irresistíveis. Nas redes sociais, Paula tem mais de 150 mil seguidores, com os quais compartilha dicas gastronômicas, receitas e um pouquinho de sua rotina. Veja o que a chef diz sobre as tendências para as ceias a seguir:

Ingredientes em alta
Quando perguntada sobre o que vai bombar nas mesas natalinas em 2024, a chef é bem direta: "Pistache, nozes e chocolate".

Aliás, em comparação ao chocolate e às nozes, o pistache é um ingrediente que vem se consolidando cada vez mais na mesa dos brasileiros, se tornando também um clássico nas festas de fim de ano.

Para quem gosta de aproveitar bem o pistache, Paula tem dicas: "Sempre mantê-lo em recipiente fechado, para não perder a crocância. E recomendo bater o pistache em um processador, até virar uma pasta. Assim é mais fácil de conservar, ele dura mais com as características e é uma forma fácil de usar em várias receitas ", ela ensina.

Sustentabilidade
Por questões de crise climática, a sustentabilidade tem sido cada vez mais debatida em âmbito mundial. E como podemos fazer para termos uma mesa mais sustentável também nas ceias de Natal e Ano-novo? Paula indica a busca de recursos nos próprios alimentos:

"Somos um país tropical e com uma diversidade de frutas imensa. Na época do Natal costuma ser bem quente, então acho sempre uma excelente ideia usar e abusar das frutas da estação. Tanto para preparar receitas, quanto para completarem a beleza da mesa. Além de baratear o custo da ceia, o planeta agradece", ela recomenda.

O clássico inovado
No mês de dezembro, a receita de salpicão tradicional gera um grande número de acessos no Receitas, tanto por causa do calor, pois é um prato bem refrescante, como pelo reaproveitamento das sobras de aves e de diversos ingredientes, tornando-se um quitute muito queridinho no Brasil.

No cardápio do Empório Jardim, a receita do salpicão da casa faz bastante sucesso com os clientes também. Qual é o segredo do prato? "A base do salpicão não pode mudar: um molho cremoso bem feito e uma crocância em forma de palha. É isso que mexe com a memória afetiva das pessoas", destaca a chef Paula Prandini.

E como inovar neste preparo tão clássico, surpreendendo seus convidados? "Você brinca com os ingredientes; frango, defumado ou não, presunto, lombo de porco, bacalhau, proteína vegana, com passas ou sem, cenoura, aipo ou alho-poró... palha de cenoura, de batata, de aipim…. enfim, um leque de opções para combinar e inovar nessa receita", ela aconselha.

Sobremesas queridinhas
Expert em sobremesas, Paula também fala um pouquinho dos doces que são a sensação das festas de fim de ano. Muitas famílias costumam encomendar as receitas da ceia. A chef destaca quais são as queridinhas do Empório Jardim: "Aqui, as encomendas de Natal são frenéticas", ela adianta.

Em seguida, Paula lista as receitas mais pedidas do público: "As minhas rabanadas recheadas com doce de leite e especiarias; a cheesecake clássica de frutas vermelhas e a torta de nozes pecan com creme inglês, são, sem dúvida, as preferidas do meu público", ela enumera.

Chef Paula Prandini com a filha, Maria Eduarda — Foto: Divulgação

Veja também:

Artigos