Conheça os benefícios do pequi para a saúde
Considerado "tesouro do Cerrado", o pequi é um alimento bastante popular na culinária de Goiás. O fruto é saboroso, tem vários benefícios para a saúde, mas é preciso ter cuidado ao consumi-lo, pois possui espinhos. No começo de janeiro, um homem viralizou nas redes sociais por parar no hospital com mais de 50 espinhos na boca após morder um pequi durante um almoço em um restaurante de Caldas Novas.
O pequi pode ser consumido cru, cozido, em conserva ou como acompanhamento de pratos, como galinhada. Porém, é preciso raspar a polpa da fruta para que não ingerir os espinhos.
"O que parece um caroço para a gente é o fruto. Se você cozinha e vai comer, você tem que comer igual a uma maçã quando a gente descasca e dá para criança, raspadinho. Se você morde, ele é cheio de espinho. Coma com cautela", explica a repórter Valéria Almeida, durante o quadro Bem Estar no Encontro.
Benefícios do pequi para a saúde
Encontrado na região Centro-Oeste, o pequi também faz parte da culinária de Minas Gerais e Tocantins. Rico em fibras, o fruto do cerrado é benéfico para a saúde por ajudar na regulação do intestino e também a controlar colesterol e o nível de açúcar no sangue.
Ele também possui antioxidantes que ajudam na limpeza do organismo e a prevenir o envelhecimento precoce.
Receitas com pequi
Se você está interessado nos benefícios do pequi ou apenas quer experimentar o fruto, aproveite e confira algumas receitas com o alimento para incluir no cardápio.