Pular para o conteúdo


João Diamante no Panela Quente

João Diamante no Panela Quente

Em 2024, o Brasil esteve entre os melhores do mundo — e não apenas no cinema e no futebol. Este ano, o chef João Diamante e seu projeto Diamantes na Cozinha ganhou o disputado Champions of Change do The World's 50 Best Restaurants — conhecido como o Oscar da gastronomia.

"Muito feliz de ter recebido um prêmio mundialmente conhecido, o Oscar da gastronomia, pelo 50 Best: o campeões da mudança pelo projeto social Diamantes na Cozinha. Esse é um projeto no qual a gente transforma as pessoas, dá oportunidade, através da gastronomia", conta João em entrevista ao Receitas.

Criado em 2016, o projeto social tem cursos de culinária, nutrição e hospitalidade para jovens em situação de vulnerabilidade nas comunidades do Rio de Janeiro. Fazendo da cozinha a oportunidade de mudança de vida, uma transformação que caminha lado a lado com a história do chef que cresceu no complexo do Andaraí, na Zona Norte carioca.

"Sem dúvida, alguma foi um marco na nossa vida. A gente conseguiu uma visibilidade gigantesca e com ela, mais investimento. Com mais investimento, mais impacto na vida das pessoas. Eu sou superfeliz e privilegiado de poder ajudar outras pessoas através da gastronomia. [...] Atualmente, o Diamante na Cozinha, quando ele abre uma inscrição para 30 pessoas, se inscrevem — em média — 1.500 pessoas. Tem muita gente querendo aprender, tem muita gente precisando de oportunidade."

João Diamante sobre o 'Oscar' da Gastronomia: 'Sem dúvida alguma, foi um marco na nossa vida' — Foto: Receitas

Bate bola, jogo rápido

Atire a primeira colher quem não tem nervoso com a textura de algumas comidas. Até os chefs de cozinha tem! Nos bastidores do Panela Quente, o chef João Diamante conta para o Receitas que tem uma comida que ele não é muito fã...

"Vou confessar pra vocês: eu tenho nervoso com a textura da dobradinha. Tenho um nervoso ali. Eu gosto de um feijão branco com linguiça, aí a gente coloca ali batata, coloca cenoura, etc. É muito gostoso com a dobradinha, mas na hora de comer eu tiro a dobradinha e como só feijão branco" revela João.

E no papo de comida, o Receitas aproveitou para saber que cardápio que o chef escolheria se fosse a última coisa na situação "tá acabando o mundo!":

"A coisa que eu mais gosto de comer é uma comida que remete a minha infância. E precisa ser fresca: é arroz [...] e feijão fresquinho — aquele saindo na hora —, com ovinho estalado. Essa é a comida que se "uau, tá acabando o mundo, escolhe: o que você quer comer?" Eu escolheria isso."

Leia também:

Artigos