Pular para o conteúdo

Por Gabriella Dias, Receitas


Essência de baunilha e extrato de baunilha são a mesma coisa? Chef Lucas Corazza explica

Essência de baunilha e extrato de baunilha são a mesma coisa? Chef Lucas Corazza explica

Essência de baunilha e extrato de baunilha são a mesma coisa? Se você já se fez essa pergunta ao se deparar com esses produtos no supermercado e não soube qual escolher, saiba que os dois são bem diferentes - apesar de serem visualmente bem parecidos.

Essência de baunilha e extrato de baunilha são a mesma coisa? Entenda — Foto: Shutterstock

Para esclarecer as dúvidas e diferenças entre a essência de baunilha e extrato de baunilha, o chef e confeiteiro Lucas Corazza, jurado do Que Seja Doce, explica:

"A vanilina (obtida durante o processo de apodrecimento da celulose) é um dos mais de 200 aromas presentes na baunilha natural, mas o único aroma presente na essência de baunilha. A essência de baunilha é superconcentrada, por isso, apenas um pouco aromatiza uma receita inteira, sempre sendo marcante e, em excesso, exagerado."

"Já o extrato de baunilha é o resultado da infusão da baunilha em um xarope ou solução alcoólica por meses, impregnando esse com seus aromas e cor escura. O extrato de baunilha é potente, porém, não concentrado, o que permite controlar bem a dosagem e ter um sabor delicado ou elegante mais forte."

Pasta de baunilha — Foto: Shutterstock

Além da essência e do extrato, temos ainda a pasta de baunilha - ingredientes ainda mais potente que o extrato e que pode ser usado para fazer a sobremesa persiana de pêssegos assados com alecrim, panna cotta com frutas vermelhas e o bolo guirlanda de Natal.

A pasta de baunilha - feita com a fava desidratada, é a fava triturada e misturada com espessantes e líquido, e alguns açucares. "Além de sabor, a pasta de baunilha também traz para o preparo os chiquérrimos pontinhos pretos característicos da baunilha, símbolo da presença de baunilha fresca em algo. É o 'caviar da baunilha'. É algo que, só de olhar, sabemos que o sabor será incrível", acrescenta Lucas Corazza.

E não podemos nos esquecer da fava de baunilha: ela é a versão mais pura e também mais cara da especiaria. Uma pequena quantidade da fava de baunilha deixa um aroma incrível nas receitas. Ela incrementa o sabor do rocambole de doce de leite com mascarpone e café, pavê de banana caramelada, no sonho recheado com creme de baunilha e na verrine com creme de chocolate.

Fava de baunilha — Foto: Shutterstock

Artigos