A laranja é uma fruta superconhecida por ser fonte de vitamina C, nutriente que ajuda na formação e manutenção do tecido conjuntivo do corpo humano, como a gengiva, e atua na proteção da córnea, pulmões e pâncreas, conforme explica a nutricionista Larissa Olmo (@nutrilarissaolmo).
Só que, além desta poderosa substância, a laranja é rica em outros elementos benéficos para o nosso organismo e saúde, como o ácido fólico, fósforo, fibras, betacaroteno e flavonoides. Em conjunto, eles melhoram a imunidade e protegem contra doenças cardiovasculares. Conheça 6 benefícios da laranja para a saúde!
- Auxilia no melhor funcionamento do trato gastrointestinal, podendo ajudar no processo digestivo.
- Melhora o sistema imunológico.
- Diminui o risco de doenças cardiovasculares.
- Previne o risco de fraturas.
- É antioxidante e bloqueia o a ação de radicais livres. "Os radicais livres são moléculas produzidas pelo nosso organismo que 'atacam' as células saudáveis e esse 'ataque' em excesso pode acarretar um estresse oxidativo que não é nada benéfico para o organismo por prejudicar a ação de outras moléculas", esclarece a nutricionista Larissa Olmo.
- Por ser rica em vitamina C, ajuda a manter o ferro na sua forma ferrosa, facilitando e potencializando a sua absorção.
Casca de laranja faz bem?
Além da própria fruta, você certamente já se perguntou se a casca de laranja faz bem à saúde. A resposta é sim. A casca da laranja faz bem e oferece tantos benefícios para a saúde como a fruta em si. No entanto, a nutricionista alerta que ela pode ser de difícil digestão. Além do mais, a casca pode conter resíduos de agrotóxidos e pesticidas, além de sujidades na superfície. Portanto, lembre-se sempre de higienizar suas frutas antes do consumo.
Pode comer laranja todos os dias?
Se você não abre mão da laranja na alimentação, saiba que dá para consumir a fruta todos os dias, mas sempre com equilíbrio. Ela é um alimento benéfico, mas a nutricionista recomenda o consumo de outras frutas no dia a dia.
Já para quem possui alergias, sensibilidade ou diabetes, Larissa Olmo avisa que o acompanhamento nutricional para auxiliar na rotina alimentar saudável e sem restrições é fundamental.