Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Artur Paranhos/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estereótipos femininos e seus papéis na sociedade

[editar | editar código-fonte]
Enciclopédia
Foto extraída do site da wikipédia na pesquisa (mulheres na Revolução Francesa) que diz que: Marie-Anne Charlotte Corday d’Armont que assassinou o político jacobino Jean-Paul Marat em 1793. Produz uma referência a enciclopédia que aborda a mulher na sua estrutura física desigual dos homens assim se tornando mais “delicadas” e não possuindo “força”. O que era um equivoco da época ver que não era tão passivo assim.
Autor(es) Denis Diderot e Jean le Rond d'Alembert
Idioma Francês
Assunto Abordava todo o conhecimento da época em uma série de livros.
Lançamento 1751-1772

Enciclopédia

[editar | editar código-fonte]

Na Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios - Vol. 5 Sociedade e artes escrita por Denis Diderot, Jean le Rond d´Alembert e outros autores acadêmicos renomados da época, podemos encontrar o tema "mulher" escrito por Desmahis (1723-1761) aonde o mesmo apresenta a visão que a sociedade daquele tempo tinha sobre a concepção do que era a mulher. Tais interpretações do autor, partem do ponto de encarar a mulher como uma figura bela misteriosa, charmosa e enigmática ou que pelo menos tenta-se transparecer isso, já que em dada parte o autor insinua desses trejeitos das mulheres, serem apenas uma estratégia para as mesmas se entreterem, vistas que normalmente ficavam apenas na frente de um espelho tentando parecem o mais belas possíveis. Outro ponto que o Desmahis da ênfase, é na visão separada das mulheres perante os homens, sendo referidas como "a outra metade do gênero humano" eles descrevem a mulher como recebendo "dons" que o homem não recebeu, tais como a beleza, delicadeza, entre outras, os dois gêneros também são comparados no sentido de se completarem, mesmo que houvesse "deformidades" no casal, o autor também da bastante ênfase na educação e de como ela é de suma importância para superar esses problemas. Este que é um ponto interessante aonde é feita uma comparação de como a educação do homem e da mulher eram diferentes, com o homem necessitando de uma educação especificada para a área em que ele fosse servir, já a mulher, o autor deixa até subscrito o quão "boneca" a mulher era, recebendo uma educação padrão até a idade de se casar com um homem que a mesma nunca viu na vida.

Wikipédia
Foto extraída do site wikipédia na pesquisa (Mulher) que traz consigo essa visão mais atual mas que também retrata a mulher de forma mais frágil comparada a masculinidade, e também ocasionalmente silenciada por ser mais “delicada” porém com a diferença que mesmo com essa desigualdade física imposta, elas ocupam lugares e níveis inimagináveis no pensamento da época e assim sendo muitas vezes reconhecida.
Autor(es) Qualquer um pode editar
Idioma Vários idiomas
Assunto Tenta abordar o máximo de assuntos possiveis
Lançamento 15 de janeiro de 2001

A Wikipédia, empresa de distribuição de conhecimento gratuito através da internet, fundada em 2001, apresenta uma visão bem cientifica da mulher, explicando conceitos de nomenclaturas para a taxonomia, fora a questão social e biológica de como uma menina se torna uma mulher, dando ênfase nas diferentes culturas em que esses termos são levados. A página também explica de maneira breve o símbolo e a presença das mulheres de forma sociocultural. No entanto, grande parte do foco da página é mostrar a fisionomia do corpo feminino e como ele funciona, tais como disposição dos órgãos, vitais, não vitais e sexuais, além das mamas e da distribuição de cromossomos no genoma da mulher e de como funciona a disposição hormonal da mulher. O texto também cita a existência de doenças que são mais comuns ou que exclusivamente acomete as mulheres.

Comparação entre Enciclopédia e Wikipédia

[editar | editar código-fonte]

A Enciclopédia Iluminista e a Wikipédia, embora separadas por vários séculos, avanços tecnológicos e revoluções sociais, as duas mídias tentam trazer de forma similar o conceito do "o que é uma mulher" no caso abordando as questões físicas da mulher como aparência, maturidade, infância e a passagem pra vida adulta mesmo que esses valores tenham mudado ao longo do tempo, no caso a Enciclopédia tem sua escrita baseada nas visões acadêmicas da época e na visão de Desmahis, então os manuscritos acabam contendo bastante da sua percepção do que era uma mulher e de como elas eram tratadas, em certos momento fica subintendido que o próprio autor não tem certeza de como as mulheres eram em seu intimo emocional, no entanto, a Wikipédia trabalha a mulher em um conceito bem mais biológico, por que atualmente, no período em que a mesma está sendo escrita e atualizada, as mulheres conquistaram bastante lugar na sociedade, sendo reconhecidas como pessoas autônomas e únicas, por isso o mesmo tópico já não pode se dar ao luxo de falar da mulher socialmente, por que hoje elas ocupam quase todo tipo de emprego, podem realizar tarefas que na época iluminista seriam inimagináveis.

Integrantes da Equipe

[editar | editar código-fonte]
  1. Artur Paranhos Neto Junqueira
  2. Rafael Pedro Nascimento Mesquita
  3. Ariane Valim Luz
enciclopedia
Autor(es) fds
Idioma ngm liga