Parque Nacional de Snowdonia
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável.Setembro de 2021) ( |
O Parque nacional Eryri, ou (Parc Cenedlaethol Eryri em galês) é uma área protegida galesa estabelecida em 1951, e o terceiro Parque Nacional de Inglaterra e de Gales. Cobre uma superfície de 2.142 km² (840 milhas²) da região de Eryri (Snowdonia), no noroeste de Gales. Nele se encontra a montanha mais alta de Inglaterra e de Gales, e o maior lago deste último.
Etimología
[editar | editar código-fonte]O nome em inglês para o parque deriva de Snowdon, a montanha mais alta de Gales com uma altitude de 1.085 m. Em Gales, o parque chama-se Eryri. Uma das hipóteses mais comuns é que o nome deriva de Eryr (águia), mas outros afirmam que o nome significa, singelamente, Highlands (terras altas), como afirma o estudioso galés Sir Ifor Williams.[1] Na Idade Média o título de Príncipe de Gales e de Senhor de Snowdonia (Tywysog Cymru ac Arglwydd Eryri) foi utilizado por Llywelyn ap Gruffudd; seu avô Llywelyn Fawr ostentava o título de Príncipe de Gales do Norte e Senhor de Snowdonia.
Dantes da designação dos limites do parque nacional, Eryri costumava referir a um área menor, isto é, a zona de terras altas do norte de Gwynedd localizada no maciço de Snowdon, enquanto o parque nacional tem uma superfície mais de duas vezes esse tamanho, estendendo-se para o sul até Meirionnydd. Isso se evidência nos livros publicados antes de 1951, como a relação de viagens clássicas de Wild Gales George Borrow (1862) e As montanhas de Snowdonia por H. Carr & G. Lister (1925). FJ Norte, como editor do livro Snowdonia (1949), afirma que quando o Comitê delineou as fronteiras provisórias foram incluídas áreas a certa distância de Eryri, e assim o parque inclui as regiões do monte Snowdon e de seus satélites, como o Glyderau, o Carneddau e o grupo de Moel Siabod (mas nãoas colinas do sul de Maentwrog). Como em Eryri, essa área ocupa um lugar único na história de Gales, e em suas tradições e a cultura.
Características
[editar | editar código-fonte]O parque é regido pela Autoridade do Parque Nacional de Eryri, formada pelo governo local, o governo de Gales e representantes nacionais. À diferença dos parques nacionais em outros países, Eryri (e outros parques em Inglaterra e Gales) são formados por terras públicas e privadas, regidas por uma autoridade de planejamento central. A composição da propriedade do parque é como segue:
Dentro do parque vivem mais de 26.000 pessoas. Atrai milhões de visitantes a cada ano. É o terceiro parque mais visitado de Inglaterra e Gales. Nos terrenos do parque uma parte importante da terra é dedicada à agricultura.
Depois de uma reordenação administrativa em 1998, o parque estende-se dentro do condado de Gwynedd e do bairro de Conwy. É gerido por um comitê de 18 membros, nove dos quais são eleitos por Gwynedd, três de Conwy, e os seis restantes pelo parlamento Galés.
Como curiosidade, dentro de seu terreno fica excluída uma pequena extensão central, que corresponde ao povo de Blaenau Ffestiniog e seu canteiro de ardósia. Essa zona foi excluída deliberadamente para fomentar a criação de indústrias ligeiras, depois do fechamento das pedreiras.
Áreas montanhosas
[editar | editar código-fonte]Eryri divide-se em quatro áreas:
- A zona setentrional é a mais popular entre os turistas, e inclui (de oeste a este) Moel Hebog, Mynydd Mawr e Nantlle Ridge, o maciço de Snowdon, Glyderau e Carneddau.
- A segunda área compreende picos como Moel Siabod, Cnicht, Moelwynion e as montanhas ao redor de Blaenau Ffestiniog.
- A terceira área inclui Rhinogydd no oeste, bem como Arenig e Migneint (sendo este último um área pantanosa) e Rhobell Fawr.
- A zona mais meridional consta de Cadair Idris, o área Tarren, as colinas Dyfi e o grupo de Aram, incluindo Aram Fawddwy, a montanha mais alta no Reino Unido ao sul de Snowdon.
Trilhas de montanha
[editar | editar código-fonte]Muitos excursionistas do parque concentram-se no monte Snowdon. Esse maciço é considerado de altitude considerável, mas pode ser bastante concorrido, sobretudo com a construção do caminho-de-ferro da montanha de Snowdon, que realiza seu percurso até o topo.[2]
O resto são altas montanhas com topos de cantos arredondados, como Tryfan, uma das poucas montanhas no Reino Unido, ao sul de Escócia, cuja subida requer escalada e é também muito popular. Assim mesmo há alguns grandes passeios nas montanhas mais baixas de Snowdonia, que tendem a ser relativamente pouco frequentados. Entre os caminhos preferidos pelos excursionistas encontra-se Y Garn (a leste de Llanberis) ao longo de sua crista até Elidir Fawr, Mynydd Tal-e-Mignedd (a oeste de Snowdon) ao longo do Nantlle Ridge para Mynydd Drws-e-Coed, Moelwyn Mawr (a oeste de Blaenau Ffestiniog) e Pen Llithrig e Wrach ao norte de Capel Curig. Mais ao sul encontra-se Y Llethr em Rhinogydd e Cadair Idris, próximos de Dolgellau.
O Parque conta com 2.380 km de caminhos públicos, 264 km de caminhos públicos para cavalos e 74 km de outros tipos de caminhos públicos.[3] Uma grande parte do parque também é coberta por Direito público de livre trânsito na Natureza.
Flora e fauna
[editar | editar código-fonte]Toda a costa do parque é uma zona especial de conservação que se estende desde a península de Llyn, pela costa do centro de Gales, península que contém valiosos sistemas de dunas de areia.
Flora
[editar | editar código-fonte]Os bosques naturais do parque são de tipo misto caducifolio. Também são comuns a bétula, o fresno, bem como a avelã. O parque contém algumas grandes coníferas plantadas em áreas como o bosque de Gwydir, perto de Betws-e-Coed, ainda que algumas áreas, uma vez abandonadas, têm se tornado cada vez mais naturais.
Northern Snowdonia é o único lugar na Grã-Bretanha onde ocorrem o lirio de Snowdon, uma planta ártica e alpina, e o escaravelho de Snowdon de cor arco íris — chrysolina cereais. Além disso, é o único no mundo onde cresce o Hieracium snowdoniense.
Uma parte do parque acha-se atualmente sob a designação — ou em estudo para designação — como Site of Special Scientific Interest, National Nature Reserves, bem como Sítios Natura 2000, Reservas da biosfera e Sítios Ramsar.
Fauna
[editar | editar código-fonte]A importância de Eryri para a conservação do habitat e da vida silvestre na região reflete-se no facto de que quase 20% de sua superfície total é protegida pelo Reino Unido e pela legislação européia. Metade dessa área foi deixada de lado pelo governo em virtude da Directiva Habitats da Europa, como zona especial de conservação (Natura 2000).
No parque encontram-se mamíferos tais como lontras, furões, cabras selvagens e inclusive martas, ainda que estes últimos não tenham sido observados recentemente.[4]
Quanto às aves, incluem-se corvos, falcões peregrinos, águias pescadoras e milhafres-reais. Outro famoso habitante de Snowdonia é o escaravelho de Snowdon, também chamada escaravelho arco-íris (Chrysolina cereais).
O parque conta com três Convênios de Ramsar:
- Dyfi Estuary Biosphere Reserve
- Cwm Idwa
- Llyn Tegid
Clima
[editar | editar código-fonte]Eryri é uma das partes mais húmidas do Reino Unido; Crib Goch em Snowdonia é o lugar mais húmido de Reino Unido, com uma precipitação média de 4.473 milímetros ao ano, durante os últimos 30 anos.[5][6]
Referências
- ↑ Ifor Williams, Enwau Lleoedd (Liverpool, 1945), p. 18.
- ↑ Parker, Mike; Whitfield, Paul (2003). The Rough Guide to Wales (em inglês) 4 ed. [S.l.]: Rough Guides. 385 páginas. ISBN 978-1-84353-120-3
- ↑ «Walks for region – Snowdonia Mountains and Coast» (em inglês). Walking in North Wales. Consultado em 1 de junho de 2014. Arquivado do original em 5 de maio de 2010
- ↑ Turner, Robin (3 de agosto de 2009). «If you go down to the woods today you might find an en dangered pine marten» (em inglês). WalesOnline. Consultado em 1 de junho de 2014
- ↑ Clark, Ross (28 de outubro de 2006). «The wetter, the better» (em inglês). The Independent. Consultado em 1 de junho de 2014
- ↑ Philip, Catherine (28 de julho de 2005). «40 die as one year's rain falls in a day» (em inglês). The Times. Consultado em 1 de junho de 2014