Palácio da cidade de Potsdam
O Palácio da cidade de Potsdam é um edifício no "Alter Markt" ("Mercado Velho"), uma praça no centro da cidade de Potsdam.
Visão geral
[editar | editar código-fonte]Como um conjunto arquitetônico de jardins de lazer como a "bacia de Netuno", estábulos e palácios de lazer ao redor, o Palácio da Cidade de Potsdam era de importância nacional. Jardins, arquitetura e mobiliário de quarto original mostraram as diferentes concepções de diferentes épocas com formas de design do Barroco (Schlüter),[1] Rococó Frederico (Knobelsdorff),[2] e Classicismo (Schadow).
Visto de fora, o palácio de hoje é uma extensa reconstrução do edifício do palácio, que foi destruído em 1945 e demolido na época da RDA, e que foi em grande parte construído pelo arquiteto Knobelsdorff em 1751. A reconstrução, inaugurada em janeiro de 2014, serve como sede do Parlamento do Estado de Brandemburgo e tem um design interior funcional projetado por Peter Kulka. A reconstrução da fachada barroca foi possível graças ao empenho cívico, sobretudo por Günther Jauch (Fortunaportal) e a uma grande doação de 20 milhões de euros do fundador da SAP SE, Hasso Plattner.
Referências
Leitura adicional
[editar | editar código-fonte]- Hans-Joachim Giersberg: Das Potsdamer Stadtschloss. Potsdamer Verlagsbuchhandlung, Potsdam 1998, ISBN 3-910196-01-2.
- Hans Huth: Das Stadtschloss in Potsdam. Berlin 1933
- Stiftung Preußische Schlösser und Gärten Berlin-Brandenburg, Landeshauptstadt Potsdam (Hrsg.): Minervas Mythos – Fragmente und Dokumente des Potsdamer Stadtschlosses. Berlin 2001
- Verein Potsdamer Stadtschloss e. V. (Hrsg.): Die Sandsteinfiguren des Potsdamer Stadtschlosses. Potsdam 2009
- Jörg Kirschstein: Das Potsdamer Stadtschloss. Vom Fürstensitz zum Landtagsschloss. be.bra verlag, Berlin 2014, ISBN 978-3-86124-677-0.
- Jonas Beran, Nicola Hensel, Maurizio Paul: Das Potsdamer Stadtschloß und seine spätmittelalterlichen und frühneuzeitlichen Vorgängerbauten nach den Ergebnissen der Ausgrabungen 2006 bis 2011. In: R. Schmitt (Hrsg.): Burgen und Schlösser in Sachsen-Anhalt. 22, Halle 2013, S. 227–314.