Saltar para o conteúdo

Diocese de Basse-Terre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Diocese Católica Romana de Basse-Terre e Pointe-à-Pitre (em em latim: Dioecesis Imae Telluris et Petrirostrensis; Francês : Diocese de Basse-Terre e Pointe-à-Pitre), mais conhecida como Diocese de Basse-Terre, é uma diocese do Rito Latino da Igreja Católica Romana no Caribe.

A diocese compreende a totalidade do departamento francês de Guadalupe, uma das Antilhas Menores de Leeward. É também responsável pelas paróquias nos pequenos departamentos ultramarinos de São Bartolomeu e São Martinho. A diocese é um sufragista da Arquidiocese Metropolitana de Fort-de-France, e ambos são membros da Conferência Episcopal de Antilhas.

Sua catedral, dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe (o santo padroeiro 'mexicano' da ilha), que tem o status de uma basílica menor, é, portanto, conhecida como a Basílica-Catedral Notre-Dame de Guadalupe de Basse-Terre ou a Basse- Catedral de Terre.

Foi erguida em 1850, quando a diocese de Guadalupe e Basse-Terre, em território se separou da então Prefeitura Apostólica de Îles de la Terre Ferme (uma jurisdição missionária das Antilhas, que foi promovida à diocese de Martinica e, enquanto isso, se tornou católica romana Arquidiocese de Fort-de-France), atual Metropolitan.

O bispado foi renomeado em 1951 para o nome atual, Diocese de Basse-Terre. Também em 1951.07.19, uniu-se à assim suprimida diocese de Pointe-à-Pitre (em Grande Terre, que ainda tem sua antiga catedral de São Pedro e São Paulo), de modo que o título completo de seus titulares (raramente usado) é bispo de Basse-Terre-Pointe-à-Pitre.

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]