Saltar para o conteúdo

Cosmos (género)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCosmos
Cosmos sulphureus
Cosmos sulphureus
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Tribo: Coreopsideae
Género: Cosmos
Cav. (1791)
Espécies
Ver texto

Cosmos é um género de plantas anuais e perenes composto por cerca de 20-26 espécies, pertencente à família Asteraceae. É nativo do México (onde a maioria das espécies ocorre), sul dos Estados Unidos da América (Arizona, Florida), América Central e norte da América do Sul até ao Paraguai. São plantas típicas de baldios e prados.

Possuem porte herbáceo, podendo crescer entre 0,3 e 2m de altura. As folhas são simples, pinadas ou bipinadas, e dispostas em pares opostos. As flores são produzidas num capítulo, que possui um anel de floretes largos nas margens (as "pétalas" da flor) e um conjunto de floretes centrais férteis. A cor da flor é muito variável entre as diferentes espécies.

Cultivo e uso

[editar | editar código-fonte]

O género contém numerosas plantas ornamentais, populares em jardins, incluindo Cosmos bipinnatus (normalmente denominada apenas por "Cosmos"), C. atrosanguineus ("Cosmos de Chocolate") and Cosmos sulphureus ("Cosmos Amarela"). Numerosos híbridos e cultivares foram seleccionados e nomeados pelos aficionados.

Entre 20 a 26 espécies, entre as quais:

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Cosmos (género)
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Cosmos (género)
Ícone de esboço Este artigo sobre asteráceas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.