Áreas Protegidas do Paraguai
As áreas protegidas do Paraguai são todas as porções do território paraguaio possuidoras de características naturais ou seminaturais relevantes, e que são submetidas a um manejo para garantir a conservação e melhoria do patrimônio ambiental do país.[1]
Embora o termo usado internacionalmente seja área protegida, no Paraguai usa-se o termo ASP (Áreas Silvestres Protegidas). Essas áreas se encontram sob a autoridade administrativa da Direção de Áreas Protegidas, ela mesma subordinada à Direção Geral de Proteção e Conservação da Biodiversidade da Secretaria do Ambiente (SEAM). Trata-se da instituição encarregada do manejo e gestão do Sistema Nacional de Áreas Protegidas do Paraguai (SINASIP).[2]
Nas últimas décadas o Paraguai tem executado estratégias para a proteção ambiental e principalmente para a defesa das espécies fundamentais aos processos ecológicos, de forma a proteger os recursos naturais para as gerações futuras. A Secretaria do Ambiente da República do Paraguai (SEAM) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com fundos internacionais, executa o Projeto Paraguai Silvestre.
Existem aproximadamente 20.000 espécies no país, incluindo nativas e exóticas, sendo que 280 espécies nativas se encontram em risco de extinção.
Categorias de Manejo
[editar | editar código-fonte]Categorias de Manejos segundo a SEAM:[3]
- Parque Nacional
- Unidades que integram um ou mais ecossistemas. Seu objetivo principal é conservar a flora e a fauna em seu estado natural, assim como paisagens valiosas por sua beleza cênica.
Reservas de Recursos Manejados
[editar | editar código-fonte]- Áreas de extensão variável, adequadas para o manejo sustentável e a atividades agropecuárias pouco intensivas. Outra função é a de servir de corredores naturais para o fluxo genético da biodiversidade.
Refúgio de Vida Silvestre
[editar | editar código-fonte]- Áreas que asseguram a perpetuação de espécies, populações ou habitat da vida silvestre. Sua finalidade principal é a proteção da diversidade biológica.
Reservas Ecológicas
[editar | editar código-fonte]- Áreas que apresentam características de um parque nacional, mas que por seu tamanho ou grau de alteração não coincide com a definição internacional da categoria. Permitem a extração limitada de recursos naturais com fins de subsistência, desde que compatível com o Plano de Manejo.
Monumentos Naturais
[editar | editar código-fonte]- Sob esta categoria protege-se um recurso específico de interesse nacional. Os recursos podem ser elementos naturais e material genético. O área pode ter potencialidades para a educação, a investigação ou a recreação.
Entidades binacionais
[editar | editar código-fonte]Entidades binacionais geradoras de energia elétrica colaboram com conservação do ambiente: Tatí yupí, Itabó, Refúgio Carapá e Refúgio Mbaracayú são reservas impulsionadas por Itaipú.
Referências
- ↑ Fondo Mundial para la Naturaleza. Áreas Silvestres Protegidas de Paraguay. 2013. Available at:http://awsassets.panda.org/downloads/parques_nacionales_y_areas_protegidas.pdf. Accessed: 2016.
- ↑ «Informe país Paraguay» (PDF). FAO. Consultado em 18 de fevereiro de 2013
- ↑ «Áreas Silvestres Protegidas de Paraguay» (PDF). FAO. Consultado em 18 de fevereiro de 2013