Corrida do Ouro de Klondike

Migração da década de 1890

A Corrida do Ouro de Klondike foi uma migração entre 1896 e 1899 de cerca de 100.000 garimpeiros para a região de Klondike em Yukon, no noroeste do Canadá. O ouro foi descoberto por mineradores locais em 16 de agosto de 1896 e, quando as notícias chegaram a Seattle e São Francisco no ano seguinte, desencadeou uma debandada de garimpeiros. Alguns ficaram ricos, mas a maioria foi em vão. A corrida foi imortalizada na cultura popular, por exemplo, em artefatos, filmes, jogos, literatura e fotografias.

Corrida do Ouro de Klondike
Corrida do Ouro de Klondike
Garimpeiros subindo a passagem de Chilkoot, 1898
Outros nomes Corrida do Ouro do Alasca, Corrida do Ouro de Yukon
Participantes 100.000 pessoas das quais 30.000 chegaram
Localização YukonCanadá Rio Klondike, Dawson City, Yukon, Canadá.
Data 1896–99

Para chegar aos campos de ouro, a maioria dos garimpeiros tomou o caminho através dos portos de Dyea e Skagway, no sudeste do Alasca. Aqui, os klondikers poderiam seguir as trilhas Chilkoot ou White Pass até o Rio Yukon e navegar até o Klondike. As autoridades canadenses exigiram que cada uma delas trouxesse um suprimento de comida para um ano, a fim de evitar a fome. Ao todo, os equipamentos dos klondikers pesavam quase uma tonelada, o que a maioria carregava em etapas. Realizar essa tarefa e competir com o terreno montanhoso e o clima frio do Yukon significava que aqueles que persistiam não chegavam até o verão de 1898. Uma vez lá, encontraram poucas oportunidades e muitos ficaram desapontados.

Para acomodar os prospectores, as cidades em expansão surgiram ao longo das rotas. No seu término, Dawson City foi fundada na confluência dos rios Klondike e Yukon. De uma população de 500 habitantes em 1896, a cidade cresceu para abrigar aproximadamente 30.000 pessoas no verão de 1898. Construída em madeira, isolada e insalubre, Dawson sofria com incêndios, preços altos e epidemias.

A partir de 1898, os jornais que incentivaram tantos a viajar para Klondike perderam o interesse por ela. No verão de 1899, o ouro foi descoberto em torno de Nome, no oeste do Alasca, e muitos garimpeiros deixaram Klondike para as novas jazidas de ouro, marcando o fim da Corrida de Ouro. As cidades em expansão declinaram e a população de Dawson City caiu.

A produção de mineração de ouro em Klondike atingiu seu auge em 1903, depois que equipamentos mais pesados foram trazidos. Desde então, Klondike foi explorada e hoje o legado atrai turistas para a região e contribui para sua prosperidade.

Bibliografia

editar
  Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.