Xerife

oficial do governo
 Nota: Não confundir com Xarife.

Xerife, aportuguesamento do termo inglês sheriff, é um oficial legal responsável por um condado. Na prática, a combinação específica de obrigações legais, políticas e cerimoniais de um xerife varia muito de país para país.[1]

Leroy David "Lee" Baca, sheriff do Condado de Los Angeles no período de 1965-2014.

A palavra sheriff é uma contração do termo "shire reeve". Esse termo, do inglês antigo scīrgerefa, designava um oficial real responsável por manter a paz ("reeve") ao longo de um condado ou município em nome do rei.[2] O termo foi preservado na Inglaterra, apesar da conquista normanda. A partir dos reinos anglo-saxões o termo se espalhou para várias outras regiões, num primeiro momento à Escócia, mais tarde para a Irlanda e os Estados Unidos.

Na maioria dos estados dos Estados Unidos, cada município tem um sheriff, normalmente responsáveis ​​pelas funções policiais. Em alguns condados, o departamento do sheriff é a primeira agência policial; em outros há policiais municipais em cada município.

De grosso modo, cumpre o papel de um delegado de polícia, embora não seja nomeado por autoridades políticas, mas sim eleito pelo povo. O termo tornou-se popular devido ao gênero faroeste e a figura do "Xerife de Norttingham", tradicional inimigo do folclórico Robin Hood.

Referências

  Este artigo sobre uma profissão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.