Tendências Marketplace

E-marketplace, também conhecido como loja virtual, comércio virtual ou comércio eletrônico, é um espaço virtual onde produtos e serviços são oferecidos aos consumidores utilizando a internet. O consumidor interessado em comprar algum produto ou serviço pode consultar um catálogo online, fazer encomendas, transações financeiras e consulta ao processo de compra. A venda em marketplaces se tornou a mais utilizada pelas empresas brasileiras que estão na internet. De acordo com informações do Sebrae do final de julho, 52% dos entrevistados preferiram investir nesse canal de venda e o que é mais curioso é que, em 2016, apenas 26% dos pesquisados apostavam nesse canal.

Um dos maiores marketplaces do País é o B2W Digital, formado pela fusão de Americanas.com, Shoptime e Submarino. É verdade que o mercado de marketplace tem se fortalecido, com concorrentes como Magazine Luíza, Mercado Livre e a entrega em tempo recorde de eletrônicos, entre outros produtos, pela Amazon no Brasil.

Mas, ao mesmo tempo em que as fatias deste bolo lucrativo da venda online estão sendo disputadas por essas gigantes no mercado, a confiança do cliente nesse tipo de compra aumenta. Neste meio, é fato: o negócio que oferece serviço de qualidade, com entrega rápida, documentada e com transparência, se destaca em meio a tantas opções. Quais as tendências neste mercado que favorecem ainda mais a participação do Marketplace nas estratégias da empresa. Segue alguns exemplos:

Entregas no mesmo dia sendo um grande diferencial competitivo, novas modalidades de entrega como drones e etc, utilização de criptomoedas como forma de pagamento, visto que o mercado de bitcoins valorizou muito, assinatura de produtos com recebimento mensal de algumas categorias de produtos, lojas pop-up para e-commerce em algumas categorias ou até mesmo épocas do ano, Ominicanalidade para interação entre o físico e digital valorizando a experimentação, automatização do atendimento onde o cliente está cada vez mais conectado e necessita de atendimento 24 horas , utilização do M-commerce onde os dispositivos móveis ganham muita força na utilização da plataforma, inclusive através de aplicativos e o uso de vídeos que demonstram a utilização dos produtos e os clientes sentem mais confiança na aquisição pela internet.

O crescimento do marketplace foi medido através de um estudo realizado pela Precifica mostrando que o número de lojistas que atuam em shopping virtuais como Americanas e Extra passou de 7,4 mil em 2017 para 14,2 mil em 2018, um crescimento de 90,7%. Considerando que 61% desses vendedores operam em marketplace há menos de um ano, os marketplaces ainda tem muito espaço para crescer nos próximos anos.


Marcos Baldigen

Especialista em seguros na Gemaway | Desenvolvimento de Negócios

2 m

Wilson, thanks for sharing!

Carlos Eduardo Lima

Ajudo melhorar a experiência dos clientes fornecendo dados estratégicos para decisões mais assertivas e aumento as avaliações positivas das empresas no Google

4 m

Show Wilson , 👏

Nicoly Mendes

Head de Tecnologia na Aluz Aceleradora Comercial

6 m

Wilson, valeu por ter compartilhado ... 🙂

Wellington F.

Supply Chain Manager | Data Science Specialist | PMO | Master Business Administration in Quality & Productivity | LSS Green Belt

5 a

Esclarecedora sua abordagem sobre Marketplace! Parabéns!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos