Shipay desenvolve modelo de prevenção à lavagem de dinheiro em transações com Pix para laboratório de inovação do Banco Central
O maior trunfo que a inovação pode ter é o seu benefício para a sociedade. Amparados por essa certeza, eu e o time técnico da Shipay nos debruçamos sobre um projeto tecnológico que visa aprimorar ainda mais a experiência de uso do Pix, garantindo mais segurança para as transações. O modelo desenhado visa prevenir fraudes e lavagem de dinheiro com a plataforma. O projeto foi selecionado pelo Lift, laboratório de pesquisa aplicada do Banco Central voltado para inovação, e publicado recentemente na 4ª edição da Revista Lift.
Como a própria edição destacou, na Era da Exponenciação o impacto da inovação vem sendo muito maior do que qualquer pessoa poderia imaginar. Estamos vivendo uma transformação de tal magnitude que só pode ser comparada à primeira Revolução Industrial. Neste sentido, o Sistema Financeiro Brasileiro mostra sua faceta arrojada, tendo em vista que vem acompanhando essas transformações com a celeridade necessária, aprimorando suas ferramentas e promovendo a digitalização da economia.
Neste contexto, o Pix surgiu como um acelerador de pagamentos que reduziu custos e veio para aumentar a competitividade dos serviços financeiros. Desde seu lançamento, ao final de 2020, a ferramenta apresenta uma taxa de crescimento médio mensal de 18%, segundo dados da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
É justamente aqui que entra o projeto inovador da Shipay: o projeto propõe acrescentar uma camada extra de análise inteligente, com o intuito de evitar transações fraudulentas ou com foco de lavagem de dinheiro no ambiente Pix. A tecnologia desenhada permite detectar casos potenciais e evolui para a interrupção da transação com fins criminosos. A tecnologia é baseada em técnicas de aprendizado de máquina, além de uso de algoritmos estatísticos e de grafo. Para viabilizar o modelo, o parceiro tecnológico escolhido foi o Microsoft Azure.
Um efeito colateral da transformação digital em serviços financeiros é o crescimento de tentativas de fraudes, por isso a demanda social por ferramentas que garantam mais segurança na experiência de uso. Pesquisa feita pela TransUnion mostrou que as fraudes envolvendo serviços financeiros no Brasil cresceram 457% desde o início da pandemia. Hoje, o Banco Central conta com ferramentas para reparar situações fraudulentas, e a proposta da Shipay é utilizar um modelo preventivo.
Como prova conceito, o modelo foi desenhado para detectar anomalias nas transações Pix para o pagamento de faturas de cartão de crédito, visando evitar que ativos de origem ilícita sejam convertidos em crédito. O sucesso da aplicação do modelo poderia abrir espaço para sua utilização em outras aplicações do Pix no futuro.
A visibilidade do modelo que desenvolvemos na Revista Lift é um marco importante na trajetória da Shipay. Acreditamos que nossa contribuição tem grande valor tanto para a sociedade e que tem um enorme potencial para o Sistema Financeiro. Abraçar o desafio de desenhar este projeto foi um grande feito para nossa equipe e esperamos animados que o modelo possa ser aplicado na prática em um futuro próximo.
#Lift #LiftPapers #RevistaLift #inovação #shipay #pdv #erp #varejo #segurança #varejo #vendasonline #ecommerce #pagamentosdigitais #shipay #Pix #meiosdepagamentos #carteirasdigitais #meiodepagamentosdigitais #BACEN #fintechs #meiosdepagamento #bancocentral #fintech #bancocentral #finanças #openinnovation #carteiradepagamentos #inovaçãofinanceira #SegurançaPagamentos #comercioeletronico #criptomoedas #PixSaque #PixTroco #PixCobrança
BizDev Manager | Financial Institutions | Banking | BillPayments | Insurance @recargapay
2 aAndreson Brito Antônio Maspoli Filho Camila Caetano Caio Garcia William Massao Sawada
Gerente Jurídico | Banco Votorantim
2 aCaroline Jaszczuk Gouveia, CAMS, PQO, CPLD-FT
Empreendedor | CMO | Growth | RevOps
2 aQue demais o tamanho disso! Parabéns Luiz Coimbra e equipe!
Co-Fundador & CEO goAssets
2 aLeandro Clembo do Carmo
Muito bom