Será que sua loja é cringe? Entenda o impacto da geração Z para o seu negócio

Será que sua loja é cringe? Entenda o impacto da geração Z para o seu negócio

Nos últimos dias já te chamaram de Cringe algumas vezes, não é? Se no checklist da geração Z sobre atitudes consideradas “vergonhosas ou constrangedoras” têm alguns itens meio duvidosos (como entender que a galera mais jovem não toma café da manhã?!), em outros pontos eles estão cobertos de razão! Um deles a gente bem sabe, não tem nada mais cringe do que falar “boleto”.

Se durante muitos anos ele foi um aliado das cobranças institucionais e também do e-commerce, agora já representa uma ferramenta ultrapassada e obsoleta. Brincadeiras à parte com o meme do Cringe, o varejista precisa ter um olhar mais atento ao comportamento da geração Z e o impacto que ela representa para as empresas.

A McKinsey e a consultoria de tendências de consumo Box 1824 fizeram um estudo interessante mapeando comportamentos de jovens dessa geração em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Um ponto muito importante destacado na pesquisa é que esses jovens são naturalmente muito conectados. Afinal, são nativos digitais (nascidos entre 1995 e 2010). A mudança geracional pode ter um impacto maior do que se pode imaginar, vale lembrar que a geração Z já responde por 20% da população do Brasil.

Oferecer pagamentos digitais e atender a geração Z em diferentes canais não pode ser considerado algo diferencial, mas sim como quesitos básicos para estar em linha com as expectativas desses jovens. Eles querem experiências fluidas, rápidas, práticas e que sejam capazes de diminuir ainda mais as barreiras entre o mundo físico e o digital.

A chegada do Pix foi providencial para esses jovens. A plataforma do Banco Central é um sucesso de adesão entre todas as idades, mas faz ainda mais sucesso com a geração Z. Um estudo recente do Capterra mostrou que 85% dos jovens entre 18 e 22 anos têm um alto nível de confiança no Pix.

A gente percebe que muitos varejistas querem receber o Pix em suas lojas, mas ainda não sabem como fazer isso. Pois bem, a Shipay tem a resposta: integramos o seu sistema de caixa ao Pix sem nenhuma burocracia e com uma ativação muito fácil de fazer. Nossas integrações te permitem receber por Pix e carteiras digitais diretamente e seu PDV ou ERP, tanto em lojas físicas quanto em e-commerces ou canais digitais, como o WhatsApp.


Essa multicanalidade permite que você entregue experiências mais completas e práticas aos seus clientes. É importante lembrar também que a Gen Z é considerada a “geração da verdade”. Como o estudo que citei no início bem destaca, as gerações são moldadas pelo contexto em que emergiram. Baby Boomers viveram o contexto pós-guerra e o consumo era uma expressão ideológica, a Geração X priorizou o status, Millenials têm como prioridade a vivência de boas experiências e na Geração Z, o consumo representa a busca pela verdade.


Entre outros aspectos, isso significa que essas pessoas querem se conectar com marcas que são verdadeiras. Não adianta falar e não fazer, o senso ético dos jovens é elevado e eles estão preocupados em saber se as marcas que consomem estão agindo de acordo com aquilo que pregam.


Ou seja, se você considera que sua loja é moderna e conectada com os tempos em que vive, é preciso mostrar isso na prática. E a Shipay está aqui para facilitar esse caminho.


Quer integrar seu PDV/ERP, e-commerce ou seus canais digitais? Clique aqui e fale com a gente! 


#cringe #geraçãoZ #segurança #varejo #vendasonline #ecommerce #pagamentosdigitais #shipay #pix #meiosdepagamentos #carteirasdigitais #meiodepagamentosdigitais #BACEN #fintechs #meiosdepagamento #bancocentral #fintech #bancocentral #finanças

#openinnovation #carteiradepagamentos #inovaçãofinanceira #SegurançaPagamentos #comercioeletronico


Cringe is the new Tio Sukita. 😂

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos