Ressurreição ou morte

Ressurreição ou morte

O maior desafio desta crise está dentro de nós.

Nunca uma páscoa fez tanto sentido para mim e para o mundo. 

Como sabem sou acelerador de negócios e reservei grande parte do meu tempo desta crise para conversar, mentorar, auxiliar empreendedores e tenho algo chave para dividir com você hoje, algo de vida ou morte. 

Existe um enorme risco em todos os negócios hoje, eu mesmo passei por ele na Organica, e esse risco se chama MEDO. 

Eu me perguntava, - Medo do que? Sou tão corajoso, pensava, e não conseguia achar o motivo, a raiz do problema. E dos empreendedores vinham respostas como: - Medo de quebrar, de não fazer mais sentido, de fechar, de não dar conta…

Em uma conversa com minha mentora, minha mulher, veio o estalo, tenho medo de perder meu sonho, minhas ambições, minhas ganancias. Tudo aquilo que tinha projetado de prazer no futuro. Sendo o presente duro e futuro incerto, isso dava um nó na barriga e me desequilibrava emocionalmente. 

Após esse momento, ao analisar as conversar com outros líderes e empreendedores, os Medos eram os mesmos, só mudava o que cada um projetou para seu futuro.

Esse medo violento fez com que todos nós agíssemos com armaduras, de forma defensiva, reagimos dominados pelo medo e por consequência muitos de nós erramos em algumas decisões, pois o empreendedor/líder erra grande neste momento, em que ele age dominado pelo medo. Testemunhei muitos erros.

Mas Roni como saio dessa? 

ZERE! Pare essa espiral negativa e faça sua RESSURREIÇÃO.

Como?

SE PERDOE, em geral empreendedores são muito auto exigentes, a autoflagelação é comum. Essa crise não é sua culpa. Vou repetir de quem vive conversando com empreendedores de diversos negócios, NÃO É SUA CULPA! Mas pode virar, se vc não aceitar que não é sua culpa. Então tire esse peso das suas costas. Erga a cabeça, olhe para tudo que vc ainda tem. Talvez seja uma sensação de que voltou algumas casas no tabuleiro, alguns anos, voltou a ser aquela empresa de uns anos atrás. Mas não. Os volumes de vendas e negócios até podem ser, mas uma coisa posso te dizer, você não é mais o mesmo, você é muito mais. 

FAÇA O LUTO! esse é o mais difícil. Aceitar que os seu sonhos antigos e suas ambições que você tinha a um mês atrás morreram, não existem mais, seu produto não tem mais o valor para o consumidor como tinha recentemente, seu modelo de negócio não ficam de pé nessa crise, assimile, aceite, FAÇA O LUTO DAS SUAS AMBIÇÕES! Chore, chore muito, chore com vontade a perda e DEIXE IR EMBORA SUAS ANTIGAS AMBIÇÕES. Se despeça delas. 

SEJA MUITO GRATO a tudo que sua trilha lhe deu até aqui. Agradeça a cada pessoa, a cada fornecedor, a cada um que teve uma contribuição-chave para o sucesso do seu negócio. Esse exercício tem que fazer. Reserve uma hora em silêncio, e pense, mentalize e agradeça. Seja muito grato. 

Qual o risco se não fizer a minha Ressurreição? Se eu não conseguir fazer isso?

Ficar dominado pelo MEDO. Esse é o maior risco que existe. Você não aceitar que a realidade mudou e ficar lutando para salvar seus sonhos, suas ambições antigas, ficar aprisionado dentro de você, serás consumido e errarás muito mais. O medo de perder tudo aquilo que sempre sonhou é apavorante e pode chegar a te paralisar, como aconteceu com algumas pessoas com quem eu conversei nos últimos dias. 

Existe risco maior do que errar em suas decisões e paralisar agora? Ai é morte certa. 

Faça sua RESSURREIÇÃO! Se perdoe, aceite a perda das suas antigas ambições, chore, chore muito, faça o luto, se despeça, seja muito grato. ZERE. Olhe com muito carinho para o que vc ainda tem. Inicie um novo ciclo, uma nova ambição, um novo sonho para uma nova realidade. Isso vai te dar forças, a mesma energia vital que provavelmente você sentiu quando iniciou sua jornada. 

Movido por essa energia positiva, e com muita CORAGEM, você vai liderar seu futuro, fazendo os ajustes necessários, VAI FAZER CHOVER, criando novas soluções e sairá mais forte do que nunca desta crise. 

Fácil? Não. 

Necessário? Sim ou sim. 

Ressurreição ou morte. 

Contem comigo e com a Organica neste momento difícil. Nessa crise também estamos fazendo nossa parte, quem quiser pode aplicar para uma mentoria de graça com assessment exponencial da Organica. Temos poucas vagas e estamos dando prioridade à empreendedores de startups. É só mandar uma mensagem para mim, com seu nome e motivo. 

Forte abraço,

Roni

Dayane Mendes

Psicóloga | Especialista em RH | Consultora | Headhunter | Gestão de Pessoas | Criadora de Conteúdo - Instagram: @daymendesoficial

4 a

Fantástico, Roni! De fato, não há momento mais propício para essa leitura interna e ajuste para o novo. Agradecida por compartilhar.

Mariana Astolfi

Comunicação | PR | Conteúdo | Eventos

4 a

Muito bom, Roni! Texto sensível e preciso pra esse momento. <3

Rafaela Cechinel

Diretora Comercial e Sócia na Feedz by TOTVS

4 a

“Talvez seja uma sensação de que voltou algumas casas no tabuleiro”. Fantástico, colocou em palavras o que senti. Parabéns pelo artigo.

Bruno Machado Soares

Sabático | Co-fundador e ex-CEO da Feedz (acquired by TOTVS) | Autor do best-seller "O segredo das empresas de sucesso"

4 a

Excelente texto Roni!

Fernando Augusto da Silva

Tecnologias que conectam o segmento pet (pet shop / veterinárias, distribuidores e indústrias).

4 a

Tamo junto, Roni. Obrigado pelas palavras. Bora se reinventar e quebrar tudo!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos