QUEM INOVA NA SERRA

QUEM INOVA NA SERRA

por Christian Sabino

Empreendedor por natureza. Nasceu e cresceu no interior de Minas Gerais, os desafios do dia a dia  o levaram a empreender. Autodidata, ama ler e obter conhecimento, conexões, networking e principalmente, auxiliar as pessoas a alcançarem o seu melhor potencial. 

Em 2000 chegou no para o ES e foi trabalhar de lavador de carros. Em sequência passou a ser office boy numa rede de empresas de comércio de cama mesa e banho em Laranjeiras. Na sequência se formou no ensino médio e foi fazer faculdade de administração na Unesc, na Serra, o que o permitiu fazer estágio em empresas e iniciar uma jornada de carteira assinada.

Mas, a formiga empreendedora o levou para outro lado. Foi convidado a ser assistente numa empresa de consultoria organizacional e aprendeu com o mestre Nilson a ser profissional facilitador na implantação de sistemas de gestão PRODFOR e ISO e focar nas entregas e resultados.

Nesta empresa, Implantaram e certificaram mais de 30 empresas dos ramos industrial, comercial e serviços no Espírito Santo. Abriu sua empresa de consultoria em gestão da qualidade em 2004, ajudando assim empresas no setor de qualidade e meio ambiente até o ano de 2010. Aí conheci o que era empreender, ter um cnpj, colaboradores, sociedade e principalmente, governança e necessidade de inovação tecnológica. 

Criou junto com Ruan (CEO) e Leonardo (diretor) uma cleantech (empresa de tecnologia ambiental), a startup Destine já, para logística reversa e economia circular visando limpar o planeta e auxiliar as empresas no combate às mudanças climáticas. Buscando inovar, investiram pesado na plataforma web focada na geração de indicadores ESG e principalmente, aplicando big data e computação em nuvem para aumentar o compliance dos clientes.

Hoje a companhia vem crescendo 3 dígitos no mercado atuando como uma plataforma digital que oferece um mix de soluções ambientais visando entregar soluções para que as empresas possam resolver todas as dores ambientais. Por focar no digital atendem clientes em vários Estados Brasileiros.

Tem como propósito tornar-se uma companhia referência em logística reversa e economia circular no Brasil nos próximos anos, gerando impacto ESG para a sociedade e planeta.

Enxerga um futuro brilhante do empreendedorismo de inovação para a Serra, que concentra um parque industrial em constante crescimento. Possui uma localização privilegiada e com uma extensão territorial que aumenta o potencial de atração de novos negócios e principalmente, inovação tecnológica. Contam com o INOVASERRA que em parceria com os principais atores de fomento à inovação capixaba desenvolvem desafios de inovação e formação de novos empreendedores.

Em paralelo, a academia, a indústria e novos hubs de inovação estão surgindo na cidade atraindo novos empreendedores e investidores contribuindo para a preparação de um ecossistema robusto de inovação para a região.

Enxerga como seu maior desafio pessoal, devolver para os novos empreendedores um pouco do conhecimento e expertise que acumularam e sentem que devem compartilhar para auxiliar no crescimento do ecossistema. Os desafios da startup Destine já são enormes e pressupõem cultura e gente, aperfeiçoamento tecnológico e principalmente, sustentabilidade e geração de impacto ESG.

No setor existe ainda um desafio cultural do mercado consumidor no que tange a mudança de comportamento que envolve a necessidade de educação ambiental e novas tecnologias para a gestão ambiental. Estão buscando constantemente formatar parcerias com os stakeholders (interessados) para ampliar e formar novos especialistas para o mercado e principalmente, transformar resíduos em novos insumos para outras indústrias.

A inovação, segundo Christian, representa o presente e o futuro. Sem inovação não há perenidade para o mundo dos negócios. O sucesso dos negócios está diretamente atrelado aos impactos que geramos na sociedade e no planeta. Portanto, as companhias atuais e os novos empreendedores devem focar nas dores da sociedade moderna e criar soluções que resolvam estes problemas. Um belo exemplo é olhar para as necessidades atuais não resolvidas, bem como, olhar a frente do seu tempo para evolução da sociedade através das pesquisas especializadas. Isto pode mostrar dores que as pessoas nem sabem  que existem ou estão na iminência de se tornar uma realidade e com potencial de geração de business (exemplo IBGE).

Deixa como mensagem para o empreendedor de inovação, que é desafiador. Vai doer. Muitos vão desistir. Vai valer a pena. Mas a sensação de resolver o problema dos clientes e gerar impacto não tem preço. O dinheiro virá como reconhecimento do mercado sobre a transformação que a sua companhia gerar para a sociedade e para o planeta.

A tecnologia é apenas o meio. Ela é fundamental para crescer, ganhar escala e gerar dados precisos para a tomada de decisão. Mas no final das contas você tem que resolver o problema que as pessoas possuem. Foque na resolução de problemas da sociedade e será um bom caminho.

O que vale é a jornada empreendedora.

Esse é o grande objetivo.

O legado que você deixará é o impacto que será gerado para a sociedade e para o planeta.

Christian Sabino

CEO Destine já, Especialista em ESG, Gestão de Resíduos, Negócios Inovadores, Logística Reversa, Economia Circular e Gestão da Qualidade.

1 a

Obrigado ao InovaSerra pela parceria.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos