Os novos modelos de consumo para a Black Friday 2021
Um dia inteiro - ou, quem sabe, um mês - dedicado a compras com desconto. A Black Friday acontece no dia 26 novembro e as marcas já estão mobilizadas para montar as melhores estratégias e atrair clientes. Mas, assim como no ano passado, a covid-19 ainda impacta no modo como o consumidor vai se comportar durante essa data.
Inicialmente, a data era marcada pelas correrias nas lojas. O senso de urgência fazia com que os consumidores se disponibilizassem a acordar cedo para garantir o seu produto. Muitas vezes, com os grandes descontos, os estoques eram rapidamente esvaziados. Mas como essa experiência poderia ser transferida para o on-line?
O que podemos aprender com a Black Friday 2020
Com a pandemia, muitas lojas fecharam as portas e outras viram no e-commerce uma oportunidade de se manter no mercado. Entre uma flexibilização e outra, ainda parecia impossível implementar um sistema capaz de evitar aglomerações nas lojas durante a Black Friday. Por isso, o jeito foi fazer a campanha de forma on-line.
Segundo dados disponibilizados pelo site Mercado e Consumo, as vendas de e-commerce no Brasil cresceram 31% em 2020, quando comparado a Black Friday de 2019. Entre os dias 26 e 27 de novembro, foram feitas 7,6 milhões de compras on-line, que resultaram em R$5 bilhões.
Nos Estados Unidos, o resultado não foi muito diferente. O site Black Friday divulgou que o crescimento de compras on-line durante o mesmo feriado do ano anterior foi de 19%, com $14 bilhões em vendas. Segundo o site, em 2020, foram contabilizados mais de 100 milhões de consumidores on-line, enquanto as compras presenciais caíram 37%.
Como montar uma estratégia de sucesso
Para 2021, o mercado americano prevê que as compras on-line atinjam $17 bilhões. E aqui está o que você precisa saber para ter sucesso e efetuar vendas muitas vendas:
1 - Consumidores estão tentando novas marcas: a internet é democrática e qualquer empresa é capaz de vender, por menor que ela seja. Por isso, está na hora de investir em uma boa estratégia de marketing orgânico e pago.
2 - Não se limite à data: por ser uma campanha on-line, você pode instigar o seu consumidor com ofertas limitadas ao longo do mês. A sua estratégia já deve começar a partir de agora para que gere o senso de urgência e escassez no seu público.
3 - Faça testes: aproveite esse ano para entender em qual data você vende mais. O Cyber Monday é uma outra data super importante para lucrar, já que é destinada especificamente ao e-commerce e muitas pessoas aguardam para encontrar os melhores preços.
4 - Construa o seu tráfego orgânico agora: SEO é algo que se constrói com o tempo, mas quanto antes você começar a apostar nas palavras-chaves certas e em landing pages estratégicas, mais chances do consumidor chegar ao seu site.
5 - Invista na performance da sua loja on-line: o seu site precisa estar funcionando para que as pessoas encontrem o que procuram e fechem a venda. Não se esqueça de pensar no mobile, já que uma boa parte do consumo feito on-line acontece por lá.
6 - Estude casos de sucesso em 2020: apesar da flexibilização da pandemia, o cenário de 2021 ainda é bem parecido com o do ano passado. Por isso, entender o que as marcas fizeram pode te ajudar a construir estratégias com resultados.
A Black Friday já é popularizada no Brasil e, por isso, é uma grande oportunidade de realizar vendas, ganhar clientes fiéis e ser reconhecida pelo consumidor. Sabemos que o mercado ainda está incerto, mas já temos referências do passado para saber por onde caminhar.
Gostou desse artigo? Que tal compartilhar com uma empresa parceira?