O poder de uma janela no trabalho; nasce o cargo de CAIO; o impacto da pandemia no desenvolvimento das crianças; e a votação popular do Innovations!
Think Fast #172

O poder de uma janela no trabalho; nasce o cargo de CAIO; o impacto da pandemia no desenvolvimento das crianças; e a votação popular do Innovations!


O mundo que nos cerca

Pandemia atrasou desenvolvimento infantil

Freepik

As crianças e os bebês que nasceram e cresceram durante a pandemia agora alcançaram a idade escolar, e o impacto do isolamento social sobre eles tornou-se evidente: muitos exibem indícios de atraso no desenvolvimento.

Educadores, médicos pediatras e especialistas em primeira infância expressam preocupação com as gerações emergentes. Um número significativo dessas crianças apresenta dificuldades para manusear um lápis, expressar suas necessidades, reconhecer formas e letras, ou controlar suas emoções. Estudos comprovam que a pandemia prejudicou o avanço inicial de alguns infantes, principalmente do sexo masculino.

Para as crianças mais velhas, que tiveram que interromper a frequência escolar e estudar em casa, observa-se atraso em matemática e leitura. E até mesmo para os mais novos, que de qualquer forma não estariam na escola, pesquisas sugerem que seu aprendizado foi afetado por vários fatores, como estresse dos pais, menor exposição a outras pessoas, maior tempo de tela e menos tempo para brincar, especialmente com outras crianças.

No entanto, a pandemia pode ter proporcionado alguns benefícios para os pequenos, como o aumento da resiliência e mais tempo passado com a família.

THINK ABOUT - Em algumas décadas, essas crianças entrarão no mercado de trabalho. Como esses impactos sofridos na primeira infância irão moldar seu comportamento adulto? O nível de analfabetismo funcional no Brasil já é elevado, assim como o de doenças mentais. Isso pode ficar pior no futuro.

Saiba mais


Inovação na gestão

Problema de engajamento? Uma janela pode ser a solução

Freepik

A disputa entre o trabalho remoto e o presencial persiste, com a preferência dos profissionais ainda pendendo para o primeiro, enquanto as organizações tentam persuadir que o último é a melhor opção.

Esse embate ocorre em um contexto onde os trabalhadores relatam aumento de estresse, fadiga, ansiedade, frustração e, em muitos casos, depressão. Paralelamente, as empresas enfrentam desafios de produtividade reduzida e desconexão elevada entre os membros da equipe.

Um estudo da Future Workplace, conduzido com aproximadamente 1.600 profissionais na América do Norte, sugere que uma janela com vista agradável e boa iluminação tem um impacto positivo na experiência dos funcionários. O acesso à luz natural e a uma paisagem agradável aumenta o bem-estar e a sensação de felicidade para 78% dos participantes, enquanto a satisfação com o trabalho tem um impacto positivo em 70%, e o compromisso organizacional em 54%.

No entanto, não é qualquer paisagem. De acordo com o estudo, a vista precisa ser “misteriosa” (como uma montanha ou cidade distante) e “coerente” (como uma floresta ou arranha-céus). Essas duas características despertam a curiosidade das pessoas para explorar mais, ao mesmo tempo que transmitem uma sensação de organização, o que ajuda o indivíduo a compreender o ambiente.

Em contrapartida, mais de 30% dos funcionários afirmam que não têm acesso suficiente à luz natural no local de trabalho, e 47% se dizem cansados ou muito cansados pela ausência de janela no escritório. Quase 75% dos trabalhadores dizem que quanto mais utilizam a tela do computador ou outros dispositivos, mais desejam ter alguns minutos de descanso olhando para uma janela ou paisagem natural. Metade relata ter dor de cabeça ou nos olhos pelo uso prolongado de telas.

THINK ABOUT -  Tradicionalmente, as empresas reservam os locais próximos da janela para os líderes, assim como muitos deles também têm mesa maior ou outros símbolos que marcam a cultura organizacional hierárquica. Talvez seja o momento das empresas reverterem o layout e o significado do escritório se quiserem atrair as pessoas de volta e conquistar sua motivação.

Saiba mais


Mindset Digital

Nasce um cargo: Chief Artificial Intelligence Officer

Freepik

A Inteligência Artificial (IA) ganhou popularidade em menos de dois anos, evoluindo de uma tecnologia avançada de laboratório para se tornar protagonista no cenário da disrupção.

Com a disseminação e as preocupações em torno da tecnologia, um novo cargo deve surgir, o de Chief Artificial Intelligence Officer (CAIO). Essa posição de alto escalão auxiliará a empresa a navegar pelas transformações técnicas e comportamentais trazidas pela IA.

O CAIO será responsável por estabelecer diretrizes para o uso ético e seguro da IA, sem comprometer a velocidade de adoção. Além disso, terá a tarefa de ajudar os trabalhadores a lidar com o receio da tecnologia, colocando a IA em suas mãos para que possam utilizá-la e aprender de forma segura, garantindo assim o desenvolvimento de novas habilidades necessárias para o novo mundo da IA.

Outra função do CAIO será acelerar a adoção da IA na organização, de maneira consistente e alinhada à estratégia de negócios, além de integrar a IA com outras tecnologias.

O CAIO precisa ter uma posição de influência para convencer e influenciar outros líderes, e alertar quando a empresa está seguindo um caminho equivocado. A KPMG é um exemplo de companhia que já adotou essa nova posição.

THINK ABOUT - Quem deveria assumir o papel de CAIO? Seria o líder de Recursos Humanos, que possui um profundo entendimento das pessoas na empresa? Ou seria um dos líderes de tecnologia, devido ao seu conhecimento técnico? Na visão da Think Work, faz sentido ser o RH.

Saiba mais


📣 Escolha o melhor projeto do ano do prêmio Think Work Innovations! 📣

A equipe da Think Work analisou as cerca de 300 iniciativas, de 130 organizações de todo o Brasil, inscritas no Prêmio Think Work Innovations 2024, e chegou à lista dos 36 projetos finalistas, distribuídos em 12 categorias.

Todos os finalistas este ano são elegíveis ao prêmio de Destaque do Ano, definido pelo voto popular. E é aqui que você entra em ação: nos ajude a escolher o projeto preferido do público em 2024!

Como funciona a votação?

1️⃣ Acesse o site e entre na página de votação com seu CPF;

2️⃣ Escolha seus preferidos: Conheça os projetos finalistas e escolha os 3 que mais lhe agradam. Lembre-se, é obrigatório votar em 3 projetos;

3️⃣ Envie seu voto: Revise suas escolhas com atenção, pois você só poderá votar uma vez! Em seguida, envie seu voto. Pronto, ele já está computado.

Quem são os finalistas?

A lista completa dos finalistas você acessa clicando aqui.

No ambiente de votação, você encontrará mais informações sobre cada projeto.

Além disso, todas as 121 iniciativas que alcançaram a nota 70 no HR Innovations Index (HRI) recebem um certificado da Think Work e um selo de RH inovador. Veja a lista de projetos certificados.

As vencedoras de cada categoria e dos prêmios especiais serão anunciados na festa de premiação, no Centro Brasileiro Britânico (CBB), em São Paulo, no dia 20 de agosto.

E que comece a corrida!

#thinkworkinnovations #rhinovador #euapoioainovacaonorh


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos