O aumento global de doenças; cães combatem o estresse nas Olimpíadas; e o síndico que é um robô
Think Fast #171

O aumento global de doenças; cães combatem o estresse nas Olimpíadas; e o síndico que é um robô


O mundo que nos cerca

Aumento global de doenças e o impacto nos planos de saúde

Unsplash

A incidência de doenças tem aumentado após a pandemia. Uma análise de dados de mais de 60 organizações e agências de saúde pública, realizada pela Bloomberg em colaboração com a Airfinity Ltd., revelou que pelo menos 13 doenças transmissíveis, variando do resfriado comum até o sarampo e a tuberculose, estão se elevando acima dos níveis pré-pandêmicos em todo o mundo.

Pelo menos 44 países e territórios relataram um ressurgimento de uma ou mais doenças infecciosas  – um número dez vezes maior do que a linha de base pré-covid. O número de casos de coqueluche subiu 45 vezes na China, enquanto o sarampo, que havia sido declarado erradicado em várias nações, está reaparecendo em mais de 20 estados nos Estados Unidos, além de ter aumentado também no Reino Unido e em partes da Europa.

A comunidade científica está empenhada em compreender a razão deste crescimento de doenças, tanto virais quanto bacterianas, de comuns a raras, neste momento. A maneira como a covid-19 afetou nosso sistema imunológico é apenas um dos fatores. Mudanças climáticas, aumento da desigualdade social e a sobrecarga dos serviços de saúde também podem estar contribuindo para este fenômeno.

THINK ABOUT - Os custos dos planos de saúde corporativos no Brasil já ultrapassaram a média global, com uma previsão de aumento superior a 25% em 2024. Com o aumento do número de pessoas adoecendo, as empresas terão que alocar mais recursos para cobrir esses custos, ou buscar maneiras de manter as pessoas mais saudáveis.

Saiba mais


Inovação na gestão

Cães de serviço aliviam o estresse na Ginástica Olímpica

Unsplash

A equipe de ginástica olímpica dos Estados Unidos ganhou um novo aliado para combater o estresse e a ansiedade antes das competições: Beacon, um golden retriever de quatro anos, treinado como cão de serviço.

Durante décadas, a equipe de ginástica foi submetida a uma cultura tóxica. Em um ambiente dominado por técnicos autoritários, eles intimidavam e paralisavam os atletas, enquanto esses sofriam abusos físicos e emocionais. O tema veio à tona após um médico ter sido condenado por abusar sexualmente de uma ginasta, em 2016. A estrela da equipe, Simone Biles, também abandonou os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, devido a problemas de saúde mental.

O programa de terapia com cães faz parte de uma iniciativa mais ampla para apoiar a saúde mental dos atletas, que inclui ainda terapias online, psicólogos disponíveis no local das competições, além de salas reservadas para ginastas e suas famílias.

Pesquisas comprovam que o contato com animais tem o poder de reduzir a sensação de nervosismo nos humanos, diminuir a pressão arterial, a frequência cardíaca e os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Os cães de serviço também estarão presentes nas Olimpíadas de Paris.

THINK ABOUT -  A utilização de animais de serviço pode ser uma estratégia eficaz para as empresas reduzirem os crescentes níveis de estresse e burnout no ambiente de trabalho. Essa prática difere do Pet Day, quando os funcionários podem levar seus animais de estimação para o trabalho

Saiba mais


Mindset Digital

IA substitui humanos na gestão de condomínios

Unsplash

Um complexo residencial em Dallas, nos Estados Unidos, adotou a inteligência artificial para gerenciar os serviços solicitados por moradores e inquilinos. O chatbot de IA, batizado de Matt, que envia e recebe mensagens de texto, está à disposição 24 horas por dia, sete dias por semana, para agendar pedidos de reparo.

Anteriormente, uma equipe de gestão de manutenção composta por oito membros estava sobrecarregada, trabalhando mais horas do que o desejado. Quando um dos funcionários saía de férias, a carga de trabalho aumentava para os demais, elevando o nível de estresse do time. A IA ajudou a equipe a aprimorar o serviço e economizar tempo, resultando em maior satisfação no trabalho. E Matt não tira folgas.

Além de Matt, o condomínio também conta com Lisa, a bot de locação que responde a perguntas de possíveis inquilinos, e Hunter, o bot que lembra as pessoas de pagar o aluguel. Jason Busboom, o gerente da propriedade, escolheu personalidades distintas para cada tipo de serviço prestado: Lisa é profissional e informativa; Matt é amigável e prestativo; e Hunter é severo, precisando soar autoritário ao lembrar os inquilinos de pagar o aluguel.

Os bots são capazes de interagir tanto por texto quanto por voz, com sua fala se aproximando cada vez mais da humana, inclusive com diferentes sotaques.

THINK ABOUT - A utilização da inteligência artificial para auxiliar nas tarefas básicas pode permitir que o RH equilibre melhor o tempo da sua equipe. Além de alocar seus profissionais em tarefas mais estratégicas, o RH ainda vai melhorar o atendimento aos funcionários, que terão respostas à suas perguntas independentemente do horário em que ocorram.

Saiba mais


Pesquisa: Como a tecnologia e a IA estão moldando o RH?

A transformação digital do RH tem sido um tópico de destaque nos últimos anos, no entanto, a implementação efetiva ainda é um desafio para muitas empresas. Com a introdução da inteligência artificial, espera-se uma aceleração significativa nesse processo.

De acordo com a pesquisa Think Work Analysis | Desafios e Tendências do RH para 2024, apenas 38% das empresas estão utilizando inteligência artificial em suas práticas de gestão de pessoas, sendo que a maioria a emprega somente nos processos de recrutamento e seleção.

Como está o processo de transformação em sua empresa?

Essa é a questão que pretendemos explorar com nossa nova pesquisa Think Work Analysis | Transformação digital do RH: como a tecnologia e a IA vão moldar o RH nos próximos anos, realizada em parceria com a Flash Benefícios.

A pesquisa aborda tópicos como:

  • A relevância estratégica do RH em sua empresa
  • O impacto das atividades diárias na motivação e saúde mental
  • A aplicação de dados e inteligência artificial na gestão de pessoas
  • O estágio atual da transformação digital do RH em sua organização
  • A adoção de HR Techs e suas implicações

A pesquisa leva cerca de 10 minutos para ser respondida. Sua participação é fundamental para enriquecer os dados com insights valiosos.

Tdas as respostas são confidenciais e anônimas. Os resultados serão apresentados apenas de forma agregada.

Responda aqui!



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos