Minha carteira de ações é pior do que o Ibovespa.

Minha carteira de ações é pior do que o Ibovespa.

No último trimestre de 2020, ocorreu um fenômeno chamado de "rotation trade", ou seja, uma significativa rotação no mercado, com desempenho muito forte das empresas ligadas a commodities e o setor bancário brasileiro.

Como exemplo, nesse período, a CSN subiu 92%, a Vale 48% e a Petrobras 44%. O elevado peso desses papeis na composição do Ibovespa possibilitou uma alta gigantesca para o índice.

Entretanto, costumo dizer que o Ibov acaba sendo um índice um pouco "sujo", uma vez que Vale, Petro e o setor financeiro representam, juntos, mais de 40% do índice e dessa forma, refletem, de maneira equivocada, em minha opinião, a economia brasileira. 

Além de que uma análise mais a fundo nos mostra que apesar da subida do Ibovespa, no 4T20, houveram mais ações que caíram dentro do próprio índice do que subiram, porém devido a alta concentração dos setores supracitados, o índice reflete uma informação "errônea".

Dentre os índices disponíveis, gosto de acompanhar mais o SMAL11 (índice que grosseiramente dizendo, é composto pelas empresas de pequeno e médio porte), que é muito mais pulverizado e dessa forma reflete, um pouco "melhor" como outros setores estão se comportando.

Adicionalmente, perceba que no mês de janeiro, mais precisamente no dia 08/01, houve uma grande "boca de jacaré" entre Ibov x Small, elevando ainda mais a discrepância entre esses dois índices.

Muitos investidores me questionaram que suas carteiras de ações estavam performando pior que o índice "oficial" da Bolsa Brasileira, porém não acho justo justo essa comparação. Comparar uma carteira de de ações com um índice que é majoritariamente composto por commodities e bancos?

Aliás, é muito difícil acertar o timing de mercado. Ao mesmo passo que houve esse movimento de rotação para os setores de commodities no ultimo trimestre, houve um movimento semelhante para o combo "stay at home" em meados de março/2020, em que muitos investidores buscaram empresas de tecnologia, nas quais se beneficiaram com uma economia fechada, como por exemplo as FANGs (Facebook, Amazon, Netflix e Alphabet - Google).

E agora, o que fazer? Investir em empresas que se beneficiam com a abertura da economia (commodities, varejo, bancos)? Mudar minha carteira para empresas que se beneficiam com um possível "segunda onda" (já não sei mais em qual onda estamos) de Covid-19? 

Acertar essa resposta é a mesma que saber para onde vai o dólar. Para mim, existem 2 tipos de pessoas no mundo: aquelas que não sabem e aquelas que acham que sabem. Se soubéssemos, acertaríamos sempre e estaríamos milionários.

Ninguém sabe sobre o futuro. A melhor solução é ter uma carteira diversificada, composta por diversas classes de ativo, como renda fixa, ações brasil, ações globais, fundos imobiliários, proteções (ex: ouro, prata), "pimentinhas" (ex: criptoativos, derivativos), etc.

Além disso, o que funciona para mim, pode não funcionar para você. Um portfólio extremamente agressivo pode agradar algumas pessoas, mas pode trazer pesadelos para outras. 

Ademais, é muito importante entender o momento de vida de cada pessoa e sempre respeitar o suitability (perfil de cada um), para que de forma diligente, possamos montar carteiras diversificadas na proporção ideal para cada um.

#investimentos #assessoria #CFP #CNPI

#investimentos #dinheiro #assessoria 

Cheline Chang Gualberto, CEA

Gerente de Relacionamento Personnalite na Itaú Unibanco

3 a

Amei!!! Falou tudo !!

Anderson Raulino, CEA, CFP ®

Planejador Financeiro Planejar / Especialista em Investimentos | Especialista em Gestão | Aprovado 44º exame CFP | Gestão de Patrimônio

3 a

Matheus, vc é diferenciado! Texto excelente. Abordou principalmente a necessidade de diversificação respeitando o momento de vida indivdual. A Capacidade e Disposição dos clientes em assumir riscos devem estar bem alinhados. Parabéns pelo texto, muito claro!

Ana Carolina Kiel, CFP®

Assessor de Investimentos da Fami Capital | Estratégias personalizadas para Crescimento Financeiro

3 a

Vc como sempre impecável! Adorei sua análise!

Marina Moino Alencar, CEA, CFP®

Especialista em Investimentos íon Gestão de Patrimônio | Itaú Unibanco

4 a

Que orgulho!!! Admiração que eu tenho por vc! Parabéns pelo texto, concordo com cada palavra. Você é TOP!

Henrique Saback

Banker | Assessor de Investimentos na Acqua Vero

4 a

É isso! Parabéns pelo texto.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos