Mais Saúde Pública | ✨ Os destaques de 2024 - Edital, Modernização do HCFMUSP, Eleições municipais e +
Feliz 2025! Para a primeira edição do ano, relembramos os destaques, na imprensa, da Umane e dos projetos apoiados pela associação. Trazemos, também, reportagens que evidenciaram os dados presentes no Observatório da Saúde Pública, uma plataforma Umane, para oferecer informação de qualidade à sociedade e contribuir com os debates sobre saúde pública no Brasil. Boa leitura!
The Lancet publica balanço da saúde no Brasil no primeiro ano do atual governo
Artigo da revista científica The Lancet apresentou, em fevereiro, um panorama dos primeiros 12 meses do governo federal brasileiro. Intitulado Health in Brazil: 1 year of Lula, o texto contempla as perspectivas de especialistas no tema, como Thais Junqueira, superintendente geral da Umane, Zeliete Zambon, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Márcio Villard, presidente do Grupo Pela Vidda, e Douglas Rodrigues, especialista em saúde pública e coordenador do curso de Saúde Indígena da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Para conferir o artigo completo, basta clicar aqui e se registrar gratuitamente (em inglês).
Juntos Pela Saúde: em edital inédito, Umane e BNDES selecionam iniciativas com atuação no Norte e Nordeste para apoio de R$ 20 milhões
O edital Atenção Primária à Saúde no Norte e Nordeste divulgou, em julho, os cinco projetos selecionados para o aporte de até 20 milhões de reais. A chamada pública integra o Juntos pela Saúde e é uma iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com gestão do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) em parceria com a Umane. No total, 50 municípios serão beneficiados nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe. Das mais de 40 propostas, dez foram classificadas para a apresentação oral e cinco selecionadas para receber o recurso. Os selecionados foram:
Saiba mais sobre o edital aqui.
Umane e HCFMUSP celebraram parceria que modernizou 30 salas cirúrgicas no Hospital das Clínicas
Em junho, aconteceu o evento de celebração da parceria entre a Umane e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), no contexto do Programa de Transplantes Renais (saiba mais no Relatório Anual 2023, p. 48). A cerimônia, realizada no Instituto Central do HCFMUSP, contou com a presença da superintendente estadual do Ministério da Saúde em São Paulo, Claudia Afonso, e de lideranças das duas instituições: o superintendente geral do HCFMUSP, Antonio José Pereira, e o diretor presidente da Umane, Marco Mattar.
Mais de R$ 53 milhões foram investidos pela Umane para a adequação, reforma e modernização das instalações no Instituto Central e no Instituto da Criança e do Adolescente. As ações integram acordos firmados entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e a Umane, para transferir do Hospital Samaritano para o HCFMUSP os 375 pacientes renais crônicos que, originalmente, integravam o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) do Hospital Samaritano, encerrado em 2017. Desde esta data até a transferência para o HCFMUSP, a Umane manteve de forma voluntária o tratamento dessas crianças e jovens adultos, que vêm de todas as regiões do país.
Com o apoio da Umane, as 30 salas cirúrgicas do Instituto Central, assim como seus corredores de acesso, foram reformadas e modernizadas, recebendo equipamentos de última geração, incluindo o robô Da Vinci para a realização de cirurgias minimamente invasivas. Os espaços do Instituto da Criança e do Adolescente foram ampliados e modernizados, como a sala de hemodiálise e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, garantindo ambientes mais acolhedores a pacientes e famílias. Além disso, os profissionais do hospital foram treinados para trabalhar com as novas tecnologias.
Saúde Privada no Brasil: estudo inédito do IEPS e Umane analisa setor e suas relações com o SUS nos últimos 25 anos
O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e a Umane lançaram a pesquisa “Setor Privado e Relações Público-Privadas da Saúde no Brasil: Em Busca do Seguro Perdido”, estudo inédito que analisou aspectos fundamentais da saúde privada no Brasil e suas relações com o setor público nas últimas décadas.
A pesquisa indica a necessidade de garantir proteção e o funcionamento de mecanismos de seguro em saúde para a população brasileira, incluindo o fortalecimento das necessidades de financiamento do SUS, a necessidade de avançar na regulação do setor e a construção de uma governança adequada liderada pelo Estado brasileiro.
Reunindo nove estudos inéditos, os capítulos abordam temas como a expansão de clínicas populares, a chegada do investimento estrangeiro em hospitais, a concentração de mercado entre as operadoras, a situação das Santas Casas e dos hospitais filantrópicos, a prática dual dos profissionais de saúde entre os setores, entre outros temas fundamentais que refletem o cenário de crise e transformação do sistema de saúde brasileiro nas últimas décadas.
Para conferir o estudo na íntegra, clique aqui. Acesse também, a reportagem e a entrevista na Folha de S. Paulo, bem como o artigo de opinião no Valor Econômico.
Saúde e eleições: Umane apoia iniciativas em ano de eleições municipais
O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), em uma parceria com a Umane e a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, lançaram em julho o Mais SUS nas Cidades: 5 propostas para fortalecer a saúde pública nos municípios brasileiros. O documento apresentou sugestões para que as candidatas e candidatos das Eleições Municipais 2024 priorizassem a saúde pública e a integrasse à agenda política dos novos mandatos a partir de 2025.
O Mais SUS nas Cidades recebeu o apoio temático de outras instituições parceiras da Umane, como o Instituto Desiderata e Insper e o apoio da ACT Promoção da Saúde, da Impulso Gov, do Instituto Veredas e da Vital Strategies. A iniciativa fez parte da Agenda Mais SUS e foi inspirada no projeto Saúde na Cidade, uma agenda de propostas concretas voltada aos gestores de saúde municipais.
Conheça a iniciativa nesta reportagem do GIFE e acesse o documento aqui.
Além disso, a Rede de Parceiros Comunidades + Saudáveis, idealizada pela Umane, junto com a Contente, ambas organizações apartidárias, lançaram o guia #asaúdequeagentequer com o objetivo de apoiar os eleitores e eleitoras a elegerem pessoas candidatas que se preocupam com a saúde pública e que possuíam propostas concretas para o tema.
A parceria entre a Umane e a Contente.vc se propôs a combinar a saúde que queremos com a gestão pública de que precisamos. O guia explica o funcionamento do SUS, quais as responsabilidades das gestões municipais no âmbito da Prefeitura e da Câmara dos Vereadores, além de um questionário abrangente para auxiliar o eleitor(a) a analisar se o seu candidato ou a sua candidata tem propostas claras, detalhadas e se preocupa com os principais aspectos necessários para melhorar a saúde pública da cidade.
O documento é assinado pela ImpulsoGov, Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), Instituto Desiderata e Vital Strategies.
O guia está disponível online e pode ser baixado gratuitamente. Conheça a iniciativa clicando aqui.
Umane participou de diversas atividades e oficinas de Planificação da Atenção à Saúde em 2024
A Umane acompanhou os avanços do projeto de Planificação da Atenção à Saúde (PAS) em Pernambuco e Ceará em 2024. A PAS é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em parceria com a Umane e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que abrange um conjunto de ações para organizar os micro e macroprocessos de trabalho das equipes de saúde, tendo a Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora e coordenadora do cuidado.
Thais Junqueira, superintendente geral da Umane, fala no evento de lançamento do projeto “De Braços Abertos - Atenção desde o primeiro cuidado”, em Limoeiro do Norte (CE)
4ª Oficina de Gestão do Projeto para Monitoramento dos Resultados da PAS, na sede do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília
Oficina de Formação em Saúde da Pessoa Idosa na Macrorregião do Sertão, em Pernambuco
Oficina de PAS no Polo Formativo de Icapuí, no Ceará, com equipe responsável pelas visitas às UBSs e prefeito do município
Saúde de moradores da periferia é afetada por desigualdade e falta de acesso a serviços públicos em São Paulo, aponta estudo do Insper em parceria com a Umane
Em agosto, o Centro de Estudos das Cidades - Laboratório Arq. Futuro do Insper em parceria com a Umane lançaram os resultados da pesquisa Síntese de Evidências sobre Saúde no Município de São Paulo. O estudo, que condensou evidências espaço-temporais de dez anos (2010 a 2019) e analisou cada um dos 96 distritos administrativos da cidade, identificou áreas prioritárias para intervenções relacionadas à mortalidade materna, incluindo mortalidade fetal; mortalidade prematura cardiovascular, subdividida em mortalidade cerebrovascular, isquêmica do coração e aneurisma de aorta; e mortalidade prematura por diabetes mellitus.
O estudo está disponível no Observatório da Saúde Pública da Umane. Para ler na íntegra, clique aqui.
Observatório da Saúde Pública
A Umane anunciou novidades na sua plataforma de dados: o Observatório da Atenção Primária à Saúde evoluiu e agora se chama Observatório da Saúde Pública (OSP). A plataforma, lançada em 2021, reúne de forma gratuita dados, análises e pesquisas essenciais sobre a saúde pública no Brasil.
Além de apresentar dados de mais de 17 bases de dados confiáveis e uma biblioteca extensa com documentos científicos e de referência, o OSP pautou a mídia e teve destaque na imprensa:
Umane firma parceria com revista piauí para série de reportagens sobre o SUS
Em parceria com a Umane, a revista piauí lançou em 2024 uma série de reportagens intitulada “O Complexo”, que traça um amplo panorama sobre uma das maiores conquistas da democracia brasileira: o SUS. Clique abaixo e leia as matérias da série “O Complexo”: O Complexo: Parte I Antes e Depois; O Complexo: Parte II_O Dinheiro, Sempre; O Complexo: Parte III_O SUS bate à porta; O Complexo: Parte IV_Mãos à obra
📰 Saúde Pública
Confira algumas reportagens do Saúde Pública, projeto editorial independente da Folha de S. Paulo que conta com o investimento da Umane.
Recomendamos também
Instagram da Umane
Gostou das notícias que selecionamos para você? Deixe uma reação e conte para a gente se esse conteúdo tem sido relevante para você. Assim, alcançaremos ainda mais pessoas 😉
Marketing na ShopDonation International
1 semÓtima edição para começar o ano com informação de qualidade! 📊💙 Acompanhar os avanços e iniciativas da Umane é essencial para entender os impactos positivos na saúde pública. Parabéns pelo trabalho e pela transparência em compartilhar essas conquistas! 👏