A Liderança no Contexto de Pandemia.
Estreando este recurso do Linkedin. Neste meu primeiro artigo, utilizei como base o “Manual do líder para gerenciar através da crise e na era pós-surto”, elaborado pela consultoria Korn Ferry para falar sobre um tema que acredito ser muito importante na gestão de uma empresa. Entre outros assuntos, o material aborda comportamentos dos líderes que são importantes neste atual cenário da COVID-19.
Em condições normais, a maioria dos líderes tem alto desempenho, porém, durante esta crise inédita, é possível notar que:
- As fraquezas de muitas lideranças estão emergindo;
- As lideranças das principais organizações, que estão à frente do contexto atual, estão se destacando;
- Teremos muitos outros líderes emergindo que atravessarão - e irão além – a crise com “agilidade, inovação e elegância” afirma Kevin Cashman líder Global da Korn Ferry dedicado ao desenvolvimento de CEOs e Executivos.
Segue cinco comportamentos diferenciados de uma liderança que foram destacados no Manual do Líder mencionado no início do artigo. Se você é uma liderança, pense em considerar estes comportamentos em sua gestão para atravessar o período de pandemia com mais sabedoria junto a sua equipe.
1. Mantenha a calma e seja claro e confiante: em uma crise, a emoção padrão é ansiedade, ou até mesmo pânico. Um líder exemplar entenderá isto – e possivelmente se sentirá ansioso também - porém conseguirá converter esta ansiedade em uma atitude “nós venceremos isto juntos”. Funcionários e outros executivos apreciarão alguém que é calmo, empático e capaz de ajudá-los a focar no negócio.
2. Seja autêntico e humilde: ser transparente e aberto, embora possa parecer desconfortável, pode ajudar a construir credibilidade e confiança com funcionários, clientes, acionistas e comunidade em geral.
3. Seja atencioso e decisivo, com propósito: uma crise irá desafiar muitos processos e líderes excepcionais terão sempre como ponto de partida o propósito da organização e o seu próprio. Ater-se ao propósito faz com que líderes tomes decisões com coragem e convicções.
4. Seja resiliente: líderes precisam de um tempo para si mesmo - Dormir, exercitar-se e passar um tempo com sua família, bem como também devem encorajar os outros a fazer o mesmo.
5. Seja autodisruptivo: é quase certo que o COVID-19 transformará a maneira como o mundo opera. Isto significa que líderes precisarão mudar também. Precisarão ter a habilidade ADAPT (sigla em inglês) – Antecipate/Antecipar, Drive/Impulsionar no Drive, Acelerate/Acelerar, Partner/Parcerias e Trust/Confiar. Em pesquisa realizada pela Korn Ferry, apenas 15% de 150.000 apresentam todas estas cinco qualidades. Líderes autodisruptivos tem a agilidade de aprendizado, a inteligência emocional e a habilidade de serem autoconfiantes e humildes.
Concluo este artigo reforçando a ideia de que o momento que estamos vivendo, demanda uma postura diferenciada da liderança que precisará ter ações positivas para encorajar sua equipe a seguir em frente e transformar o ambiente para o alcance de melhores resultados. Lembrando que a liderança, não se limita a um cargo. A liderança é uma atitude, pois ser líder é influenciar, motivar e encorajar transformações.
Espero que tenham gostado! Obrigado pela leitura e fiquem a vontade para deixar comentários!
Executiva de novos negócios | Executiva de contas Hunter | Gerente de contas Farmer | Key Account Manager | Grandes contas | B2B | TI | Tecnologia | Telecom | Gestão de Projetos
4 aParabéns pelo artigo, mas principalmente por exercer essas atitudes. Alexandre Westenberger
Head of Sales at Forte Telecom
4 aEspetacular e inspirador Alexandre. Parabéns!!!!
GERENTE DE CONTAS
4 aMuito bom meu amigo !!!! Excelente matéria
Gerente de Contas Atacado
4 aParabéns pelo artigo Alexandre Westenberger!!! Reflete a exata realidade do atual momento. Vale a leitura para líderes e pessoas que almejam galgar um espaço de liderança em suas instituições...