III Congresso Internacional de Direitos Humanos: uma visão transdisciplinar

III Congresso Internacional de Direitos Humanos: uma visão transdisciplinar

No dia 17 de outubro de 2018, tive a honra de apresentar trabalho no III Congresso Internacional de Direitos Humanos, em Coimbra, Portugal. Na ocasião, tratei sobre a instrução jurídica e conscientização do indivíduo sobre seus direitos e deveres na sociedade, sendo, inclusive, uma ferramenta para a promoção dos Direitos Humanos. Tive o prazer de obter reconhecimento e destaque dentre os trabalhos do simpósio, conduzido de maneira brilhante pelo Professor Alexandre Sanches Cunha.

Durante o simpósio, assisti à apresentação brilhantes trabalhos de profissionais em que me espelho diariamente na formação profissional, dentro os quais destaco a Professora Fernanda de Paula, que, em mais uma magnífica apresentação-aula, abordou o controle de constitucionalidade e o crime de desacato no Brasil.

O congresso foi organizado pelo Ius Gentium Conimbrigae, sediado em Coimbra, e obteve como foco a visão transdisciplinar dos Direitos Humanos. Por meio de simpósios, a temática foi abordada com diversos vieses, dentro os quais pode-se destacar a visão através do campo da Psicologia, da Pedagogia e da História.

As palestras seguiram a deslumbrante abordagem dos Direitos Humanos pela perspectiva transdisciplinar. O ilustríssimo Professor Doutor Vital Moreira abriu o evento, seguido pela fala do Professor Doutor César Augusto Nunes, abordando a importância do acesso à justiça no contexto jurídico-social atual.

A apresentação do livro "Global Citizenship Education Multiculturalism and Social Inclusion in Europe - The Finding of I Have Rights Project " marcou o final do evento, que também contou com uma brilhante apresentação do Coral Quecofónico do Cifrão.

A participação no congresso somente se tornou possível após uma grande campanha realizada por meio do Vakinha, chamada carinhosamente de #MelEmCoimbra. Com o apoio de 92 pessoas, a possibilidade de apresentar um artigo em congresso internacional tornou-se concreta e, na última semana, representei com destaque a nossa querida UFMG. Agradeço imensamente a todos que doaram e apoiaram o projeto, fazendo com que instrução jurídica e conscientização do indivíduo sobre seus direitos e deveres na sociedade fossem pauta em Portugal.

Seguimos em frente no Brasil, sempre contando com pessoas incríveis ao nosso lado, mantendo o esforço para a concretização dos estudos acadêmicos e na luta constante contra qualquer ameaça à democracia e ao Estado Democrático de Direito.

Matheus Palhares Vieira (马太)

Senior Associate - Public Law, Infrastructure and Regulatory | Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados

6 a

Um tema importantíssimo, ainda mais agora! Parabés Mel

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos