Domando As Emoções

Domando As Emoções

Nesta semana o mercado brasileiro voltou do feriado de Carnaval de ressaca e passou a refletir o forte temor que se instalou nas bolsas internacionais por conta do aumento de casos do coronavírus fora da China. Em apenas dois dias e meio de pregão – já que na quarta-feira de Cinzas a bolsa funcionou só no período da tarde – o Ibovespa caiu de 113.681 para 104.171 pontos, uma queda de 8,4%. Ao longo do pregão de sexta-feira, chegou inclusive a perder o patamar dos 100.000 pontos, mas ao final do dia se recuperou.

Nessas horas, em que o pânico generalizado impera, é fundamental que o investidor retorne ao básico e raciocine com clareza. Ao longo desse processo, ele deve se fazer algumas perguntas fundamentais. Quais os reais motivos que o levaram a comprar as ações que possui em carteira? Esses motivos ainda estão presentes? Quais as perspectivas futuras dessas empresas e da atividade econômica do país? Qual o horizonte de investimentos desse investidor? Seu objetivo, ao entrar na bolsa, foi efetivamente o do investimento ou apenas uma fuga dos baixos retornos da renda fixa?

Ao responder essas perguntas, poderá entender se é um investidor de fato, que busca retornos de longo prazo através do crescimento dos lucros das empresas em que investe, ou se possui um perfil especulativo, buscando comprar na baixa para vender na alta. Infelizmente, a grande maioria dos 1.830.745 CPFs registrados em janeiro de 2020 na B3, opera mais da segunda forma que da primeira.

A história nos mostra que prever o comportamento do mercado no curto prazo é uma tarefa absolutamente impossível (e, de certa forma, inútil), já que são muitos os fatores – boa parte deles de natureza subjetiva – que influenciam o comportamento das ações na semana, no mês ou no ano que vem.

Já no longo prazo, a certeza é uma só: se a perspectiva de 10, 20 ou 30 anos das empresas brasileiras for positiva, inevitavelmente o mercado acionário também terá um bom desempenho nesse mesmo horizonte de tempo. Aliás, o investidor que não acredita no futuro do país e de suas empresas, em última instância, deveria buscar outras alternativas de investimentos fora do mercado de capitais que estejam mais alinhadas à sua visão.

Na bolsa, o maior risco para um investidor é o de se deixar contaminar pelos sentimentos de euforia e pânico, se tornando refém de suas próprias emoções e passando a tomar decisões por impulso. Agindo dessa forma, se anima nos momentos de alta, pagando caro demais pelas ações, e se desespera nos momentos de baixa, vendendo quando na verdade deveria aproveitar para aumentar sua posição em ativos depreciados.

 

------------------------------------

Engenheiro com MBA pelo MIT e sócio-fundador do Ações Garantem o Futuro

joão palazzo

Técnico judiciário na TRF3

4 a

Olá Felipe, tudo bem? Sou seu aluno, admirador e seguidor. Eu gostaria - de todo o meu coração -  de lhe agradecer por você estar compartilhando seus conhecimentos com os alunos do close friends do AGF. Obrigado por você ser tão humano. Gratidão irmão! Um abraço! João Marcelo Palazzo

Leonardo Costa

Mentoria em Anatomia | Quiropraxista pela EBRAQ RJ; Pós Graduação em semiologia da dor pelo HUCFF RJ; Facilitador em Cinésiologia Integral Aplicada - CEPHI RJ

4 a

Felipe Ruiz , infelizmente a grande maioria destes investidores não se comportam e não se percebem "parceiros" das empresas que eles compram papeis para "negociar "na B3 . A necessidade é de se pensar de maneira empreendedora ;preventiva , até mesmo previdenciária . Comprar papeis na Bolsa é pensar aonde meu dinheiro vai investir e gerar dividendos ! Existem Empresas sérias que pagam o que prometem e que não existem histórias de desfalques , desvios !

João Francisco De Lucca

CFO - Diretor - Controller - IBEF Member - Master Mind Member E.Y

4 a

Parabéns pelo texto Felipe! Acompanho a AGF a algum tempo e gosto muito. Nota-se nos materiais e vídeos que o propósito é disseminar o conhecimento sobre renda variável, diferente de muitas casas de análises independentes.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos