Como liderar em tempos de incerteza?
Nas empresas, podemos citar períodos de reestruturação, flutuações do mercado global, mudanças organizacionais, entre outras. Cada desafio é único, mas uma coisa é comum: é a oportunidade de crescimento individual e organizacional.
Quanto mais incerto é o contexto, mais difícil é a tomada de decisão. Líderes precisam estar preparados e entender que não podemos controlar as circunstâncias ao nosso redor, mas podemos mudar nosso impacto, e isso é o que mais importará a longo prazo.
Afinal, é possível utilizar a incerteza para moldar o futuro? Como liderar e promover mudanças em tempos difíceis? Confira neste artigo.
Incerteza é perigo ou oportunidade?
Tempos de incerteza são ótimas oportunidades para reavaliar a abordagem de liderança e engajamento dos colaboradores.
São nesses momentos, que a flexibilidade, a adaptabilidade e a abertura a novas ideias são mais necessárias. Além disso, são em tempos difíceis que as pessoas precisam mais do que nunca de uma conexão, um sentimento de pertencimento a um objetivo comum.
Assim, conseguimos trabalhar em conjunto com nossas equipes para criar um ambiente em que é possível prosperar na incerteza. É preciso liderar com o coração, razão e coragem para abrir espaço para a vulnerabilidade e acalmar as ansiedades.
Encarar a incerteza como uma oportunidade levará a sua empresa e lideranças a novos patamares de engajamento e sucesso.
Os líderes com quem trabalhamos em nossas consultorias frequentemente relatam que se sentem paralisados, mal equipados ou sobrecarregados ao se depararem com as incertezas e com os crescentes desafios de suas funções.
Aqui estão algumas dicas a seguir para navegar nos períodos complexos, refletir sobre seu ambiente em mudança e apoiar a mobilização de sua equipe para moldar o futuro.
1 - Foco no longo prazo
Quando passamos por um período de incertezas é difícil nos lembrarmos que essa situação é temporária e pensar no futuro. Por isso, o primeiro passo para superar esses momentos é focar no longo prazo, sempre se lembrar da missão, visão, valores e do planejamento estratégico da empresa.
Comunique-se com sua equipe e certifique-se de que todos saibam qual é a visão do futuro da empresa, assim todos trabalharão para os mesmos objetivos e estratégia, amenizando a ansiedade geral e promovendo motivação e engajamento para todos os colaboradores.
Além disso, o líder também deve transmitir uma mensagem de esperança, sem ignorar a realidade incerta, abrindo a mente das pessoas para as oportunidades que podem surgir durante as crises.
2 - Reconheça os problemas para enfrentar as incertezas
Reconhecer os problemas, o momento de incerteza, que a empresa está enfrentando. Olhe ao seu redor com atenção e veja o que está acontecendo.
Um exemplo é a própria pandemia, no momento em que os casos começaram a se multiplicar, os líderes analisaram minuciosamente o cenário antes de tomar alguma decisão.
Era possível implementar o trabalho remoto? Como os colaboradores estavam se sentindo? O que funcionou e o que precisou ser adaptado para superar aquele momento?
O reconhecimento e análise vão ajudar a diminuir a ambiguidade e a preocupação, o líder poderá entender quais são as novas formas de lidar com a incerteza, focalizando os problemas com pontos de vista alternativos.
3 - Abrace o desconforto de não saber
Muitas vezes, devido a nossa própria experiência, precisamos encontrar a resposta para um problema como se fosse única, definitiva e correta. Estamos almejando a perfeição o tempo todo, afinal, o líder deve ser o exemplo, é visto como o “sabe tudo”…
Mas a verdade é que líderes também são humanos, erram e falham como qualquer outra pessoa. Ser humano, admitir que você não tem todas as respostas, é libertador!
Aprenda a reconhecer e aceitar o desconforto como uma parte esperada e normal do processo de aprendizagem. Aponte para o progresso, espere erros e reconheça que você tem a capacidade de corrigir continuamente o curso conforme necessário.
Abraçar a necessidade de aprender novas habilidades e admitir quando você não sabe é uma mentalidade construtiva que vale a pena demonstrar e tentar desenvolver em suas equipes também.
Para esse processo você pode contar com um mentor para auxiliá-lo com a experiência e com o desenvolvimento da habilidade de adaptação.
4 - Colabore e coopere: você não está sozinho!
Mike Brent, especialista em liderança global, afirma que o trabalho do líder é “aproveitar a inteligência coletiva da equipe para criar as diferentes opções a partir das quais eles podem escolher a melhor solução”.
Vários líderes com quem trabalhamos relatam que se sentem isolados e sozinhos ao enfrentar a mudança e a incerteza, lidando com os desafios sozinhos. Em vez disso, cultive a prática de colaboração e cooperação entre as equipes e colaboradores para obter insights e perspectivas que você não teria sozinho.
O líder tem o poder de fazer com que os colaboradores desbloqueiem a habilidade de inovador, o líder deve ser capaz de criar um ambiente onde haja “alto grau de diversidade'', permitindo que as pessoas sejam elas mesmas e possam se expressar livremente sem medo de críticas. Assim, todos trabalham para um objetivo comum: o sucesso da organização.
Ser líder em um mundo cheio de incertezas
Liderar através da mudança começa no topo. Os líderes devem abraçar a mudança e entender que, no mundo em que vivemos, ela é constante.
Utilize as sugestões acima para liderar em tempos incertos, você descobrirá que estará em uma posição melhor para enfrentar qualquer incerteza que surja em seu caminho com confiança.
Certifique-se de colocar tudo no lugar para manter sua energia, sua moral e sua mente elevada durante esse período, para que ela possa servir para você se transformar e crescer.
Para te ajudar nessa jornada, vencendo as incertezas e transformando-as em oportunidades, nós oferecemos o serviço de Mentoria completo! Assim você terá acompanhamento, dicas, sugestões e muito mais para implementar estratégias, ferramentas de gestão, vendas e growth e focar no que realmente importa: o sucesso da sua empresa.