Ciclo de hype
Investir em tecnologias e verificar tendências viraram passos fundamentais para elevar o nível de competitividade de uma empresa, trazer inovação, melhorar processos e explorar novos potenciais do produto e marca.
Porém, estamos vivendo um fenômeno chamado Hype Cycle, definido pelo Instituto Garther como os estágios de uma tecnologia no mundo dos negócios, do momento em que ela é concebida como uma trend até o momento em que ela é adotada ou descartada pelo mercado. Todo esse ciclo é apresentado por um gráfico e pode ser encontrado na capa deste artigo.
Todo esse ciclo faz parte de uma expectativa do mercado e é fundamental que você entenda esse movimento de Hype Cycle, já que investir em tecnologia exige um grande orçamento e se espera um retorno positivo.
As 5 fases do Hype Cycle:
1 - Gatilho de inovação: nesta parte, a tecnologia ainda está na fase de concepção, pode ser que já tenha algum protótipo ou estudos. Ainda não é um produto funcional e não foi lançado no mercado, mas já se tem uma grande expectativa por parte da mídia devido ao seu potencial.
2 - Pico de expectativas infladas: nessa parte, a tecnologia já foi implementada. A publicidade feita durante o estágio anterior foi tão grande, que muitas pessoas aproveitaram a primeira oportunidade para adquirir a novidade. Aqui, no segundo estágio, a popularidade está em alta e as histórias de sucesso e fracasso começam a aparecer.
3 - Vale da desilusão: após se criar uma grande expectativa que muitas vezes a solução não é capaz de suprir, vem o desapontamento. Quem investiu, começa a se questionar até que ponto a tecnologia está trazendo benefícios e passa a focar mais nas falhas.
4 - Rampa de esclarecimento: após a onda de testes e feedbacks, a euforia passa e as pessoas conseguem entender a solução de uma forma mais racional e efetiva. E, assim, os criadores também buscam maneiras de tornar aquela tecnologia aplicável às necessidades de seus compradores.
5 - Platô de produtividade: finalmente, aquela solução atinge 20% a 30% do mercado e se torna amplamente implementada. As pessoas já entenderam seu funcionamento e a utilizam de maneira inteligente para evoluir com os objetivos, metas e retorno financeiro.
Como você pode se beneficiar com essa metodologia:
Ao entender como esse gráfico funciona, você pode entender qual é o melhor momento de fazer investimento em uma tecnologia. E claro que ficar de olho nas tendências é super importante e encorajador, porém, o investimento precisa ser baseado em dados e em uma demanda, não apenas no hype.
Ao analisar todos esses estágios, você consegue separar o que é de fato uma euforia do mercado e o que o produto pode oferecer como solução para a sua empresa.
Além disso, você vai conseguir diminuir o risco de investir alto em algo e não receber o retorno esperado. O que ainda pode atrapalhar todo o seu processo de produção e trazer prejuízos financeiros.
Você não precisa deixar de investir e muito menos ficar por fora das tendências, mas precisa alinhar as suas expectativas ao que o produto realmente é capaz de oferecer. Aproveite para se conectar comigo, diariamente eu trago novidades e tendências do mercado para você ficar de olho.