Adoção de Processos de Software
Questões propostas para discussão:
1) Por que é tão difícil implantar um Processo de Software?
Hoje temos um público cada vez mais exigente e com necessidades de ter novos produtos funcionais, aqui tomaremos como referencia a visão de software como produto, com ciclos curtos de desenvolvimento incremental, alta qualidade e fácil usabilidade. Tudo isso atrelado a um rápido e exponencial retorno sobre os investimentos. Vejamos os exemplos de alguns "unicórnios" brasileiros (Startups de sucesso tais como: 99, PagSeguro, NuBank, iFood).
Os investidores buscam um crescimento equilibrado e harmonioso de negócio, pessoas e tecnologia, muitas vezes sem a adoção de um processo organizado de desenvolvimento de software.
Com tempo e recursos financeiros restritos, as organizações entendem que a adoção de um processo formal de desenvolvimento de software é uma barreira ao crescimento imposto por um mercado avido por novas tecnologias e uma concorrência cada vez mais acirrada para atendê-lo. A final de contas, planejar e produzir um bom software envolve gastos com recursos que, em muitos casos, são escassos.
Outa barreira a adoção de um processo de desenvolvimento de software, é a falta de profissionais capacitados, com experiencias no uso destes processos e que tenham, em seus porrifólios, vários cases de sucesso. Um exemplo é o artigo publicado em 11/04/2019 às 19h25 - Por que a Sequoia, gigante do venture capital, investe pouco no Brasil - Procuram-se: engenheiros de software - Natalia Viri - MOUNTAIN VIEW, Califórnia.
Link do artigo: https://braziljournal.com/por-que-a-sequoia-gigante-do-venture-capital-investe-pouco-no-brasil
Apesar dos altos custos de retrabalho e um aumento no volume de bugs, mesmo assim a entrega rápida, ter código pronto e funcionando, se torna prioritária frente a adoção de processos formais de desenvolvimento de software, ficando a qualidade prejudicada gerando altos custos de manutenção do produto final e reduzindo, por consequência, sua vida útil.
2) Os processos ágeis podem facilitar a implantação de um Processo de Software em qualquer tipo de empresa que possui equipes de desenvolvimento de software?
Uma grande barreira ao uso de métodos ágeis, foi a cultura organizacional existente em grandes organizações, focadas no controle, previsibilidade de entregas e na fixação de funcionalidade a serem entregue ao final do desenvolvimento do produto (software). A maioria utilizando processo prescritivos de desenvolvimento de software e gerenciamento baseado no Project Management Institute (PMI) que dissemina as boas práticas de gerenciamento de projetos.
Já nas empresas nascidas nos parques tecnológicos das universidades, as chamadas Startups, precisavam garantir escalabilidade saudável e sustentável de crescimento adotando para isso um modelo baseado em métodos ágeis (Scrum, Lean Lanban), rápido e adaptativo, alicerçado por um processos de desenvolvimento de software incremental e evolucionário.
Portanto, os processo ágeis, não são a "bala de prata" para adoção de processos de software em todas as organizações.
As pessoas e o foco no cliente, ainda são os principais fatores para que uma organização decida pelo uso de processos de software.