O QUE SE LEVA DE UM SABÁTICO? Desde a aquisição da iClinic pela Afya, em 2020, vim namorando com a ideia de um sabático. Trabalhar por muitos anos em empresas de alto crescimento, ter crescido rapidamente na carreira, liderar dezenas (e até centenas) de pessoas - foram coisas incríveis que aconteceram, mas vieram com um preço alto. Rotinas intensas, responsabilidades sempre crescentes, distanciamento de amigos e familiares, finais de semana de trabalho, noites sem dormir, incapacidade de desligar, necessidade de estudo duplicado ou triplicado, e muitos outros… Mas sinceramente sempre tive receio de pausar a carreira por um ano. Para alguém que nunca desligou e está sempre planejando milimetricamente os próximos 10 anos, ficar “à deriva” dá muito frio na barriga. Depois de me juntar à Pipo Saúde e conhecer tantas pessoas com histórias de vida incríveis, criei coragem e decidi que 2024 seria o momento. Logo nos primeiros meses, já ficou claro que foi uma das decisões mais óbvias da minha vida. Viajei o mundo; li diversos livros; me reconectei com amigos e familiares; escalei diversas montanhas (hobby que tinha deixado de lado); mergulhei entre 2 placas tectônicas numa água de 2ºC; descansei; voltei a me exercitar; noivei; estudei muito sobre os mais diversos temas, sem hora para acabar e sem notificações no Slack… Quando estamos cansados, dá vontade de ficar muito rico, jogar tudo para o alto e ir morar numa praia, todo dia tomando drinks, assim como nos filmes. Mas depois, fica claro que essa vida é legal quando estamos de férias, porque ela tem um fim. Quando temos isso pra sempre, começa aos poucos a não ter mais graça. O que nós realmente queremos é nos sentir úteis, ajudar os outros, criar conexões reais com as pessoas, ir em direção a pontos que valorizamos, nos tornar a nossa melhor versão, fazer o ambiente ao nosso redor ser melhor com o que temos a oferecer. Para mim, uma das grandes lições do sabático é saber diferenciar CONQUISTA de REALIZAÇÃO. E entender que a Felicidade que realmente buscamos está na Realização. Você pode conquistar muitas coisas mas ainda sentir que falta algo. Realização tem a ver com seus valores. Conquista tem a ver com seu ego. Assim, do meu sabático fica a ideia de ser extremamente intencional nas conquistas que busco. Ter clareza sobre minha filosofia de vida e valores, utilizá-los como guia de decisões, e dessa forma viver uma vida mais realizada, por consequência mais produtiva para o que realmente importa e mais feliz. Se você tiver alguma curiosidade sobre tirar um sabático, sobre outros aprendizados extraídos, ou qualquer outro tema, comenta aqui que vou estar feliz em responder!
-
+ 2
Muito empolgante ler tudo isso, meu caro. Muita gente que “chega lá”, talvez até antes do imaginado como pode ter sido o seu caso, sente falta de algo mais, de qual será o próximo passo, sentem um vazio quase paradoxal. Mas será mesmo que falta algo? Nisso, faz-se realmente importante saber diferenciar o atingimento de uma grande conquista da verdadeira realização e plena satisfação com aquilo que foi feito e com aquilo que você se tornou. Espero que tenha ficado feliz com o resultado e fico igualmente feliz por você.
Meu caro, muito legal seu relato! Acho que, antes de tudo, somos privilegiados por termos vivido isso em nossas vidas. Sei que, de fato (infelizmente), não é algo acessível para todos, mas, para quem pode, eu recomendo fortemente. Para mim, foi especialmente importante por me reconectar e descobrir o que eu não queria para minha vida. No meu caso, a intensidade foi multiplicada por ter tido o privilégio de viver mais de um ano intenso ao lado dos meus filhos e esposa.
Sábatico é uma realização gigante mesmo, Thigas. Sem dúvida gera mudanças pra sempre, e existe uma pessoa 'antes' e 'depois' disso. Eu concordo absolutamente com a frase "Realização tem a ver com seus valores. Conquista tem a ver com seu ego". Que resumo incrível que você trouxe aqui. Você já era um profissional fantástico e um líder exemplar, e com certeza está ainda melhor agora com mais essa experiência na bagagem! Muito bom ler sobre esse seu momento
Thiago Farina Salvei essa daqui: "Realização tem a ver com seus valores. Conquista tem a ver com seu ego." E curtiu Banff? Ta no topo do bucket list aqui, mas não deu pra fazer (ainda, rs)
Adorei o texto, mas mais ainda acompanhar as fotos durante o sabático, Farina! Sucesso nos novos desafios :)
Demais Farina! Você é uma pessoa especial. Sensível, trabalhador, comprometido, inteligente. Voa!
Que incrível ler sobre a sua experiência e os aprendizados que vieram com essa pausa tão merecida! É inspirador ver como o sabático trouxe reconexões, novas perspectivas e momentos inesquecíveis. Parabéns por ter tido a coragem de priorizar isso, e obrigado por compartilhar essa trajetória que nos faz refletir sobre o equilíbrio entre carreira e vida pessoal 👏👏
Minha dúvida é que ainda não consegui o apoio dos meus boletos, eles se recusam a tirar um sabático comigo! Rsrs
Poxa que relato legal Farina, espero que todas as vivencias só multipliquem as realizações da sua vida.
Board Member | People Director | Executive Search | Career Advisor
2 semFantástico o depoimento. Ao ler, lembrei do meu sabático e me senti 100% alinhado com tudo que você falou. E só o sabático trouxe minha nova versão. Eu estava tão imerso na rotina, no planejamento, tomando decisões pensando muito nos outros e ao sair, logo no primeiro mês percebi uma mudança abissal em diversas opiniões, comportamentos, foi uma tempestade de auto-conhecimento quase que abruptamente jogada na minha cara. Recomendo demais, caso tenha alguém pensando em fazer essa jornada.