Para quem não sabe a história sobre o Setembro Amarelo...
Começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como "Mustang Mike". Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.
No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem "Se você precisar, peça ajuda.
Setembro Amarelo nasceu de uma iniciativa vital para trazer à luz a importância da saúde mental e da prevenção ao suicídio. A cor amarela simboliza a valorização da vida e o apoio a todos que enfrentam dificuldades emocionais.
É fundamental que, no nosso dia a dia, adotemos ações de autocuidado e estendamos esse cuidado ao próximo. Pequenos gestos podem fazer uma grande diferença na vida de alguém.
Além disso, as empresas têm um papel crucial nesse processo. Incorporar práticas que priorizem a saúde psicológica e emocional deve ser uma prioridade nas estratégias de gestão. Criar um ambiente acolhedor e oferecer suporte adequado são passos essenciais para garantir o bem-estar de todos.
Vamos juntos promover um espaço onde a saúde mental seja discutida abertamente e onde todos se sintam seguros para buscar ajuda. Essa prática deve ser ao longo do ano e uma rotina, não apenas no Setembro Amarelo.
Juntos, podemos fazer a diferença! 💛