Este mês, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Câmara de Comércio França Brasil - CCIFB firmaram Termo de Cooperação que tem como foco facilitar o engajamento de empresas francesas em projetos de desenvolvimento sustentável na Amazônia.
A proposta de uma aliança entre companhias francesas e a maior ONG brasileira com atuação na região abrange não apenas a preservação ambiental, mas a melhoria da qualidade de vida das comunidades e aldeias dos povos da floresta amazônica. Com o acordo, as empresas podem somar recursos e potencializar sinergias em projetos de interesse comum em áreas essenciais à região: educação, bioeconomia, turismo sustentável, água e saneamento, conservação da floresta e acesso à energia e saúde.
Dentro dessa missão, a Fundação já firmou aliança com outras instituições francesas, a exemplo da Embaixada da França no Brasil, que apoia o Programa Saúde na Floresta da FAS, em que comunidades do Amazonas recebem atendimento via telemedicina.
"As empresas francesas são parceiras da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) já há muitos anos e a assinatura do termo de cooperação com a Câmara de Comércio França-Brasil é um marco muito importante para essa história. Nós estamos, com isso, dando um passo na direção de criar uma aliança de empresas francesas atuando em prol da Amazônia viva, da Amazônia com as florestas, da Amazônia com as comunidades e com as aldeias. É isso que nós estamos plantando: a semente, neste momento, de algo que é muito importante no posicionamento de todos nós diante do processo da COP30, que ocorrerá no ano que vem", declarou o superintendente geral da FAS, Virgilio Viana.
Para Pedro Antonio Gouvea Vieira Almeida e Silva, presidente nacional da CCIFB, a parceria é sinônimo de união de esforços para avanço do desenvolvimento das comunidades. “A cooperação entre empresas francesas e a FAS para o projeto Amazônia Viva certamente representará uma contribuição significativa para o desenvolvimento sustentável da região. A união dessas empresas, cada uma contribuindo com sua expertise e recursos, pode gerar impactos positivos em diversas áreas, como educação, saúde e tecnologia. Acreditamos que, com essa iniciativa, as empresas não atendem apenas as expectativas de seus consumidores e investidores, mas contribuem com a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada”, declarou.
A parceria é vista como uma oportunidade de unir e mobilizar empresas que tenham interesse em apoiar ações de conservação da Amazônia, conforme enfatiza a diretora-executiva Nacional da CCIFB, Corinne Fontenelle. “A cooperação é uma oportunidade única para as empresas associadas da CCIFB inserirem em suas agendas ESG projetos estruturados pela FAS, uma entidade que já tem anos de experiência em projetos executados sempre com alta qualidade técnica e excelência em padrões de compliance”, enfatizou Fontenelle.
CEO I Diretor Geral Instituto Peabiru. Escritor. Ativista socioambiental
3 semViva, as iniciativas do PPA tem sido importantes para a Amazônia