Neste mês, concluímos o ciclo do programa de mentoria voltado para o desenvolvimento dos profissionais negros da nossa organização.
O programa Trilhas de Impacto, que tem como facilitadora Juliana Kaiser, teve a participação de profissionais negros do Instituto Sou da Paz, que atuam na organização há pelo menos um ano. Nos encontros foram compartilhadas ferramentas e técnicas de apoio ao desenvolvimento desses profissionais. Essa iniciativa está alinhada ao comprometimento do Instituto Sou da Paz na promoção de um espaço de trabalho mais diverso, inclusivo e igualitário.
Participaram da formação, Brena Andrade analista de redes sociais, Fernanda Figueiredo, analista administrativo-financeiro, Jéssica Moura analista de projetos, Malu Pinheiro, pesquisadora e Tamiris de Jesus Souza, coordenadora de gestão de projetos
Esse é um novo passo para tornar a Awalé um portal de conhecimento. Com as nossas colunistas: Vitória J., Sendy Luz, Mariana Santos, Juliana Castro, Júlia Vidigal Munhoz e Danúbia Silva, queremos ampliar vozes e impactar cada vez mais mulheres.
Nos últimos meses, nossos movimentos têm sido para buscar caminhos que escalem os resultados das nossas ações. Para fazer com que a Comunidade Awalé se torne mais conhecida e alcance mais mulheres negras e indígenas, precisamos estourar a bolha.
Com a parceria das nossas mentoras, que são grandes profissionais, poderemos compartilhar conteúdos mais aprofundados. Com novas perspectivas para temas importantes para a nossa comunidade, nós queremos que você se sinta pertencente e tenha melhores recursos para avançar na carreira.
Agradecemos muito a parceria das mulheres incríveis que decidiram embarcar nesta aventura com a gente.
E queremos saber, que assuntos você gostaria que as nossas colunistas falassem sobre?
#paratodasaspessoasverem: À direita, uma mulher negra, de cabelos cacheados longos, veste uma camisa bege e olha para o notebook. À esquerda, lê-se: Conheça o Portal Awalé. Com nossas colunistas, falaremos sobre temas atuais e de interesse da comunidade
#awalélab#mulheresnegras#mulheresindígenas#conteúdo
✍ Empoderando funcionários do Banco do Brasil para Entrevistas e crescimento nas Carreiras ✅ Estratégia de Networking ✅ +2.000 Seguidores no LinkedIn | Veja as Recomendações 👇
Raça é prioridade!
.
A partir dessa semana, os 150 candidatos selecionados para o programa Raça é prioridade deverão iniciar as tratativas para a elaboração dos Planos de Desenvolvimento Individuais do 1 Ciclo Avaliativo. Parabéns aos selecionados!
.
A iniciativa reflete um compromisso do #BB com o Pacto Global da ONU e o objetivo de alcançar uma representatividade significativa de pretos, pardos, indígenas e outras etnias sub-representadas em cargos de liderança até 2025 demonstram uma visão de longo prazo que reconhece a importância da diversidade e inclusão para o futuro das organizações.
.
Bora falar então de como chegar do “outro lado” no primeiro ciclo?
.
First determine the need!!! [primeira frase da introdução do dicionário de competências do GlobalCompetencyFramework]
.
Essa dica vale ouro! Entender a necessidade de desenvolvimento é um ponto chave para o processo de demonstração intencional das competências que se espera de um futuro Gerente de Soluções.
.
Antes de mais antes, começe do começo [leia o edital, torne-se íntimo das competências, relfita sobre seus talentos e pontos de melhoria]. Mais adiante, falaremos de como essas competências serem demonstradas no dia a dia.
.
Boa sorte aos participantes do programa!!! 🤓 🤓 🤓
#RacaePrioridade#BancodoBrasil#BBPrivate#OrgulhoDePertencer#LucasdoRioVerde#SorrisoMT#Sinop
É com felicidade e orgulho que anúncio que fui selecionada entre os 3 mil candidatos para este programa de tanta relevância e inicio uma nova jornada em minha carreira.
A liderança do amanhã se faz no presente! Por isso, passo a integrar a rede fellow ID_BR - Instituto Identidades do Brasil
O Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras e Indígenas do ID_BR tem o objetivo de reduzir a desigualdade étnico-racial no topo do mercado de trabalho no Brasil. Portanto, a formação de lideranças negras e indígenas torna-se imprescindível para fomentar e fortalecer uma grande rede com trajetórias, talentos e atuações plurais.
No combate ao racismo estrutural da nossa sociedade, a Equidade, Diversidade & Inclusão em instituições públicas e privadas é uma prioridade. Em 2024, somos um grupo de 200 pessoas conectados com mais fellows da edição 2023 e mais uma rede poderosa de fellows de edições anteriores. Acreditamos que a partir da nossa força, podemos romper essa estrutura e promover a equidade étnico-racial.
#LiderançaNegra#FellowIDBR2024#IDBR#SimÀIgualdadeRacial
Essa semana encerrei uma jornada incrível de mentoria no Programa de Aceleradora de Carreiras, organizado pelo Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil. Foi uma experiência cheia de aprendizado e crescimento, e me sinto profundamente honrada por ter participado.
Uma das maiores alegrias foi mentorar uma mulher extraordinária, que se abriu durante todo o processo. Nossas trocas foram ricas e transformadoras, e eu aprendi tanto quanto ensinei. Compartilhar meu tempo e conhecimento foi gratificante, e ver o impacto positivo que conseguimos gerar juntas não tem preço.
Acredito que iniciativas como essa são fundamentais para empoderar mulheres e criar redes de apoio. 💪✨
Convido todos a se envolverem em experiências semelhantes, seja de forma formal ou não. Aqui estão algumas dicas:
1. **Compartilhe suas experiências**: Não tenha medo de abrir o coração e contar sua história. Você pode inspirar alguém!
2. **Desafie-se**: Busque novas oportunidades para aprender com os outros. Se permita sair da sua zona de conforto.
3. **Esteja vulnerável**: A vulnerabilidade é uma força poderosa. Ao se mostrar autêntico, você cria conexões mais profundas.
Seja uma pessoa que promova um ambiente de aprendizado e apoio mútuo! Vale mto a pena!❤️
Content Creator | MBA em Marketing Digital | Branding | Growth | AI | 25 anos de mercado | Te ajudo a conquistar autoridade de marca + performance de vendas
A promoção da equidade no ambiente de trabalho é um assunto extremamente importante e urgente por todos os recortes de diversidade: Racial, gênero, idade, orientação sexual, religião, neurodivergentes, PCD, etc.
Sou um homem de 45 anos com vitiligo no rosto e nas mãos.
Sem dúvida já perdi algumas oportunidades de trabalho por esses dois marcadores de identidade que distoam da expectativa média para o mercado em que atuo. Mas tenho aprendido também a fazer desses mesmos elementos minha fortaleza na hora de passar por uma entrevista de emprego.
Não é fácil, principalmente porque esta não é uma questão para a maioria das pessoas. Mas também não é impossível. Só não dá pra fingir que essas questões não estão ali. Ignorá-las não vai ajudar em nada. Nem para mim, como candidato, muito menos para a empresa contratante.
Isso porque, no fim das contas, a diversidade é a grande riqueza de qualquer organização. Quanto mais diversa for a origem do time, melhor e mais adequada será a entrega deste mesmo time, e mais conectada com a realidade do principal alvo de tudo aquilo que fazemos: o nosso cliente.
Jorge Ben Jor escreveu muito sabiamente:
"Se o malandro soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem"
Resumindo, ser diverso é lucrativo. Mas nem todos sabem disso.
Se você se interessa pelo tema, sugiro acompanhar o trabalho da Profissas | Educação e Diversidade e da Nina Silva (Black Money).
#opentowork
Chairman McCann Worldgroup para WMcCann, Aldeiah. Craft | Membro do Conselho Consultivo UNICEF Brasil | 500+ Influentes Am. Latina 2022 Bloomberg | Game Changer M&M 2022 | Caboré 2014/2016/2017 | LinkedIn Top Voices
Os desafios e obstáculos que os profissionais negros enfrentam para chegar a cargos de liderança foram tema de matéria nesta quinta-feira, no Jornal Hoje, da Globo. E, o Programa de Mentoria para Pessoas Negras da WMcCann, baseado na metodologia da Plataforma Goma e criado em parceria com a EmpregueAfro, foi destaque como iniciativa de inclusão que visa a aceleração de carreiras na agência.
Thais Carvalho, mentorada da segunda edição, entrou como jovem aprendiz e hoje assistente de produção na WMcCann, e Marina Lima, especialista em Diversidade & Inclusão na agência, compartilharam um pouco sobre como o projeto, que já está em sua terceira edição com seu melhor desempenho registrado, funciona.
Agradecemos às jornalistas Indianara Campos e Marilia Barbosa, e ao Jornal Hoje pela oportunidade. 👏
Conheci a Awalé pela palestra da Rosangela Menezes no RD Summit e fiquei com muita vontade de saber mais e colaborar com a iniciativa. Passei a seguir a trajetória da Awalé e, quando vi a chamada para novas mentoras, soube que queria fazer parte disso.
Tive o privilégio de ser mentora na Formação de Analista de Conteúdo e, durante 4 meses, acompanhei um grupo incrível de mulheres negras e indígenas. As trocas foram genuínas e enriquecedoras, tanto para mim quanto para elas. Acompanhar o crescimento dessas mulheres foi uma experiência única.
Agora, a Awalé está concorrendo ao Prêmio Impactos Positivos e chegou ao TOP 10! Precisamos do seu voto para chegar ao TOP 3 e continuar ampliando o impacto que fazemos no mercado de trabalho. Você só precisa de um minuto do seu tempo para votar.
O passo a passo é o seguinte:
1️⃣ Acesse: https://lnkd.in/dwjryiRS
2️⃣ Clique em "operação"
3️⃣ Selecione a Awalé
4️⃣ Faça login (ou crie um) e finalize o voto!
Vamos tornar o mercado do marketing digital mais diverso, inclusivo e igualitário?
#ImpactoPositivo#Awalé#Inclusão#Diversidade
WRAPPED 2024: 🚀 Transformando Futuros com a Parceria do Instituto BRF 🚀
A Força Meninas tem o compromisso de fortalecer e desenvolver meninas preparando o caminho para um futuro mais inclusivo e representativo nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Mas para que isso aconteça, parcerias estratégicas fazem toda a diferença.
✨ E é por isso que a participar do Nossa Parte pela Educação do Instituto BRF com a aceleração da Quintessa foi tão importante no nosso ano! ✨
Durante o programa, lançamos o programa Bússola de Carreiras, que conecta meninas de 13 a 24 anos com oportunidades reais e práticas no mercado de trabalho, ampliando sua visão sobre carreiras inovadoras e de baixo índice de representatividade feminina.
A iniciativa aconteceu em Vitória de Santo Antão, Pernambuco e foi realizado com a parceira local Instituto Dom de Deus.
O programa de orientação vocacional teve duração de 3 meses, formato híbrido e atendeu 143 meninas na região.
🌟 Os resultados falam por si:
✅ 87% das participantes finalizaram o curso presencialmente
✅ NPS 36% acima da meta
✅ Instalação do primeiro LAB em parceria com o Instituto Dom de Deus, com doação de notebooks.
✅ Junto ao Instituto BRF a Força Meninas (Go Girls) possibilitou experiências práticas e aproximação com o mercado de trabalho para jovens em vulnerabilidade no Nordeste, a iniciativa possibilitou que as participantes desenvolvessem um contato direto com a empresa, literancia digital para o mercado de trabalho e mais visibilidade de opções de carreira por meio da conexão com mulheres profissionais.
💡 Bússola de Carreiras é um programa em que as meninas não só aprendem sobre o futuro, mas já começam a se conectar com ele, criando um caminho sólido para suas carreiras e futuros brilhantes.
Juntas, estamos criando um movimento de transformação que vai muito além da educação! 🌱 Gostou do programa e quer levá-lo para impactar a comunidade que abriga a sua empresa?! Fale com a gente.
#ParceriaQueTransforma#BRFTransforma#EmpoderamentoFeminino#STEM#ForçaMeninas#FuturoDasMeninas#OportunidadesDeCarreira#TransformaçãoSocial#IgualdadeDeGênero
Estava rolando o feed do LinkedIn e de repente saltou aos meu olhos a oportunidade de participar do Programa Aceleradora de Carreiras do Grupo Mulheres do Brasil no último dia de inscrição.
Confesso que me inscrevi sem grandes expectativas. Fui uma das selecionadas entre mais de 700 mulheres inscritas. A proposta contemplou uma imersão de um final de semana com palestras sobre carreira e liderança e sessões de mentoria com grandes nomes do mercado corporativo.
Poderia ter sido uma experiência convencional de coach de carreira chatíssimo onde "todos temos as mesmas 24h e você precisa querer para conseguir".
Mas o Programa foi proposto pelo Comitê da Igualdade Racial do Grupo, exclusivamente por e para mulheres negras, e é exatamente aí onde tudo muda.
Pela primeira vez na vida, tive contato com tantas líderes e executivas juntas, conscientes da sua negritude e do seu papel social e de impacto. O papo do mindset faz TOTAL SENTIDO quando encarado a partir de um recorte de raça, gênero e classe. A famigerada Inteligência Emocional foi ressignificada (obrigada por isso, Roberta Carolina de Almeida, Me ) a partir da perspectiva do que é ser uma mulher negra em ambiente corporativo, tendo que lidar com as regras do jogo não pensadas para que elas pudessem jogar.
Desses encontros eu trago comigo a força e as estratégias daquelas que não só jogaram o jogo, como venceram e voltaram para me ensinar a jogar.
Isso é ancestralidade. Isso é Ubuntu.
#AceleradoraDeCarreiras#MulheresNegrasLíderes#DesenvolvimentoProfissional#GrupoMulheresdoBrasil
Que alegria compartilhar o término de mais um ciclo de formação de mentoras da SóJuntas.
Mulheres com trajetórias incríveis e mentorias que se propõem a resolver problemas tão importantes! Orgulho!
#mulheresjuntasmudamomundo#mentoriaonline#mentoria
Mais uma turma de Formação de Mentoras da SóJuntas!
Uma jornada de valorização do conhecimento, experiências e também, para algumas mulheres, de recomeços.
Agradecemos às queridas participantes e às mentoras que foram parceiras em todo o processo. Ana Luiza CassaltaRosana Fernandes Ana Cláudia de Souza Gizela Fonseca
Acreditamos na mentoria como uma ferramenta de desenvolvimento e transformação, que potencializa a troca, o compartilhamento e produz novos conhecimentos e caminhos na carreira e negócios das mulheres.
Desejamos muitas realizações na jornada das nossas novas mentoras e continuaremos juntas na nossa comunidade!
Mulheres juntas mudam o mundo! ❤️
#mentoria#mentora#mentoriaonline#empreendedorismofeminino
Ontem à noite tive o prazer de participar de uma Roda de Conversa sobre #LiderançaFeminina para os voluntários da AIESEC no Brasil!
Agradeço a Jéssica Silva pelo convite e parabenizo pela iniciativa e por liderar o tema de Inclusão e Diversidade dentro da instituição!
Foi uma experiência maravilhosa poder discutir esse tema ao lado da Jenifer Santos e escutar suas falas tão poderosas e cirúrgicas! E mesmo com jornadas tão diferentes, sempre me impressiono ao ver como nós mulheres passamos por situações semelhantes que acabam minando nossa autoestima e dificultando muitas vezes galgarmos posições mais altas.
E cada vez que converso com pessoas e me aprofundo sobre esse tema, percebo que acabamos convergindo em alguns pontos comuns para revertermos esse quadro:
- Importância de trabalharmos nosso #autoconhecimento e não abrirmos mão de nossos valores;
- Precisamos ser #protagonistas da nossa história e nos colocar onde gostaríamos e não onde os outros querem;
- Para quebrar tabus e trazer mais consciência da importância do tema é preciso de muita #resiliência.
To be a successful person, you don't have to be perfect. You simply need to be the one thing most people aren't: Different!
2 semParabéns pela iniciativa, e que outras pessoas acreditem, que é possível acreditar, para transformar!