Foi um orgulho ter feito parte da equipa do GATTEL para este projecto.
Aprendi muito em termos de Pontes e Vias de Comunicação, mas também em termos do funcionamento contratual por parte do Estado.
Dei também início a um caminho na área da Certificação de Qualidade IiSO9001, que me acompanhou até hoje. Percebi logo nessa altura que apesar das obras poderem ser Certificadas IiSO9001, tem de haver um controlo técnico e contratual por parte do Dono de Obra, ou seu mandatário.
Entre muitas situações, destaco algumas a que dei inicio, pela observação e controlo nas minhas visitas à obra:
- Corrosão das armaduras dos maciços de estacas do Viaduto Central, entre os caixões pré-fabricados é-o maciço em si, fruto de um erro de construção, em que a construtora usou varões de aço como espaçadores entre a armadura e o caixão que funcionava como cofragem perdida
- a inclinação anormal dos pilares/estacas do Viaduto Sul, onde apesar do parecer técnico do projectista de que era aceitável, vei a demonstra-se que criou situações anormais de recobrimento das armadura, de muito pouco recobrimento num lado a demasiado noutro, pondo em causa a durabilidade do Betão Armado, que contratualmente era de 50 anos (até o início da corrosão)
- Contra flecha exagerada dos vãos do Viaduto Central. Após visualmente ter verificado que haveria algum exagero nessa viagem, iniciou-se um processo de averiguações, pedindo levantamento topográfico detalhado em que a construtora tardou quase 3 meses a entregar e em que após isso é revisão doprojecto, fomos com o IST e Prof Fernando Branco analisar a pré-fabricação dos tabuleiros, fazer testes em todo o processo, tendo sido concluído que havia pré esforço a mais, resultante de um aço de pré esforco de tensão superior ao que a certificação do fabricante dava e que nunca foi controlada até à altura.
Está situação teve graves implicações na aplicação das juntas de dilatação e na espessura do pavimento betuminoso, que foi usado para "nivelar" o problema.
Tenho bastantes outros episódios de "não conformidades" detectadas por mim e que deram azo a "reparações" da construtora, e que o sistema de qualidade da construtora deixou passar.
A minha relação com a ISO9001 foi a partir daqui sempre feita com alguma desconfiança da sua eficiência.
Voltando ao assunto, foi um período profissional muito profícuo da minha vida.
Dia de comemoração pelo 26 aniversário da abertura ao trânsito da Ponte Vasco da Gama. Foi possível fazer bem, cumprir prazos e beneficiar Portugal com uma infraestrutura fundamental ao desenvolvimento económico e social. Que orgulho têm todos os que nela participaram ou de alguma forma contribuíram para tamanho sucesso nacional.
Superintendente de Atacado na Caixa Econômica Federal | MBA em Executivo em Negócios
3 semCinco décadas de dedicação, inovação e impacto positivo são marcas que refletem a visão, os valores e o compromisso que fazem do Grupo Marquise uma referência em todos os setores em que atua. Parabéns! 👏🏻