Quero falar sobre o papel da liderança e do “espaço” nas grandes entregas e nos grandes projetos.
Contextualizando:
Ontem ocorreu o evento medico mais importante do ano na Unidade de Negócios Consumo e Prescrição da Galderma, a qual lidero.
Esse evento é preparado com aproximadamente 6 a 8 meses de antecedência.
Foi um dos melhores eventos que ja participei durante meus 26 anos de mundo farma.
E não foi bom porque eu achei bom, apesar de pessoalmente ter achado incrível, mas digo que foi bom porque o cliente me parava durante os breaks para falar que: “foi o melhor evento que já participei”, que “esta valendo mais do que viajar para a academia americana”, que “alem de atualização cientifica, estava curtindo o storytelling”, enfim, alguns dos muitos testemunhos e feedbacks que recebi durante o dia. Uma quantidade e profundidade de feedbacks bem alem do normal. Então, não há duvida que foi um evento incrível.
Na parte final do evento tivemos uma aula sobre racismo estrutural e diversidade que mexeu comigo e com o publico que ainda estava la, mesmo apos 6 horas de evento. Para fechar o evento, tivemos uma palestra da artista Angélica Dass que explorou seu trabalho #humanae e seus impactos em todo mundo. Foi muito emocionante e, na minha visão, necessário em um evento sobre pele e beleza.
Ta bom Julio, onde está a liderança e o “espaço” que você mencionou no inicio do artigo?
Calma, vou chegar la.
Um pouco antes do final do evento, é claro que, como eterno aprendiz que sou, fui conversar com a lider de marketing, que tinha sido a maestrina do evento, e perguntei: me conta como construíram esse evento incrível? Como exatamente definiram tema, formato, agenda, etc, quais foram os fatores que fizeram a diferença para tamanho sucesso? - as vezes colocamos ênfase no que deu errado e esquecemos de aprender a fundo com o que foi sucesso.
Alguém advinha qual principal fator citado para explicar o sucesso do evento?
O espaço.
“Nos deram espaço” - para trabalhar, para criar, errar, ajustar, pensar, ajustar de novo, errar de novo, acertar diferente e melhor. “Vocês (liderança senior) estavam juntos da gente, mas sem sufocar nem microgerenciar”.
Apesar do ego gritar por querer ser parte integrante das ideias vencedoras e das soluções, foi um aprendizado re-lembrar que nem sempre (quase nunca) esse é o nosso papel. É a hora de libera-los para brilhar.
Fiquei feliz em atualizar minha crença de que o papel da liderança é dar ao time espaço de qualidade, confiança, palco, paz de espirito, reforço positivo e recursos, emocionais e materiais, para que o time exerça e seja o máximo do seu proprio potencial a cada entrega, a cada projeto.
Parabéns e obrigado a Juliana Borges pela liderança desse time espetacular que fez acontecer esse super evento:
Vagna Machado, Paula Voltarelli, Barbara Costa, Marcia Dovalibe, Mallory Rodrigues Victor Peduto Pecoraro RodriguesMariana Napoli
Executivo de Contas
1 sem💜✨