🚙🚙🚙
O que eu aprendi no meu período de estágio!
Recentemente, passei a ocupar o cargo de Analista de Desenvolvimento do Produto I. É uma grande honra, mas também me assusta um pouco. Lembra daquela frase do tio do Homem-Aranha: "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades"? Me sinto meio assim.
Mas então olhei para trás e isso me tranquilizou. Resolvi compartilhar algumas das lições que aprendi no processo com vocês.
1. Confiar mais no meu potencial
Antes de conseguir o estágio na VW, passei por maus bocados, que me fizeram duvidar da minha própria capacidade, mesmo sempre tendo certeza de que estava me esforçando ao máximo. Às vezes, me esforçava até mais do que podia, o que me rendeu um burnout!
Por mais difícil que fosse admitir, os resultados do que eu fazia não vinham, e isso me deixava muito triste, me culpando. Sei que é muito mais fácil dizer isso em momentos bons, mas finalmente aprendi que devo ser mais estoico, entender que de tudo que vivemos, temos responsabilidade por apenas 1/3 das consequências.
Entender que a maioria das coisas não estão sob seu controle é fundamental para conseguir ser feliz com as suas atitudes, e não com os resultados, apesar de eles serem importantes.
Enfim, depois que entrei na VW, as coisas simplesmente fluíram. Consegui me destacar e ser lembrado por ser um bom estagiário. Fui recompensado com uma vaga na metade do meu contrato.
E consegui isso fazendo o meu super um terço todos os dias, sem precisar fazer mais do que posso, respeitando meus limites e entendendo que sou bom e que devo confiar mais no meu potencial.
2. Fique apenas em lugares que te façam feliz
Partindo da ideia de fazer o meu máximo e os resultados não virem, posso dizer que é muito bom ficar em um lugar onde sou reconhecido pelo que faço.
É claro que todos nós temos contas a pagar e muitas vezes largar o emprego não é uma opção, mas já parou para pensar que você passa mais tempo no trabalho do que com a sua família? Tudo bem aceitar ficar em um emprego que não te faz feliz para suprir suas necessidades básicas. Mas o importante é: não se acomode, saia da zona de conforto!
Por mais assustador que pareça ser o desconhecido, tome os riscos! Em algum lugar estão precisando de alguém como você. Foi assim que consegui chegar onde estou hoje.
3. Ande com pessoas que te inspirem
"Diga-me com quem tu andas e te direi quem tu és". Já escutou essa frase? Então procure andar com quem seja exemplo e te mostre o caminho do sucesso. Estar com pessoas que pensam positivo e te incentivam é essencial; os desafios parecem encolher ao lado delas. Nesse período de estágio, me tornei um profissional melhor por causa de muita gente, não conseguiria citar todo mundo aqui. Mas queria agradecer ao André Boccato Payolla, que além de chefe, foi um grande orientador para mim.
Enfim, essas foram minhas conclusões desse período, e estou otimista com esse novo ciclo!
Sou Weslley Soares Torres, Engenheiro Geólogo, Técnico em Segurança do Trabalho e Tecnólogo em Geoprocessamento. Profissional dedicado com foco em qualidade e inovação.
4 semAos que puderem me ajudar a compartilhar essa siutação que venho enfrentando com o crea, agradeço ! Denunciando o CREA da Paraíba por abuso de poder e discriminação: Denuncio o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB) por abuso de poder e discriminação contra profissionais autistas. Tenho enfrentado barreiras injustas e preconceituosas ao tentar obter meu registro profissional, sendo constantemente negado devido à minha condição de autista. Tal atitude discriminatória viola os princípios de igualdade e justiça que deveriam nortear todas as instituições. Exijo medidas urgentes para corrigir essas práticas abusivas e garantir que todos os profissionais sejam tratados com o respeito e a dignidade que merecem, independentemente de suas condições pessoais.