Em 17 de maio de 2024, todas/os as/os estudantes saíram do alojamento provisório do CEPEUSP.
No mesmo 17 de maio de 2024, um grupo de estudantes solicitou uma reunião com a equipe da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento. Essa reunião foi realizada na sala 106 do Bloco K, entre 11h30 e 12h40. Nessa reunião, foi apresentada a demanda de que fosse autorizada a permanência de 11 (onze) estudantes no alojamento do CRUSP.
A PRIP reiterou que o alojamento do CRUSP destina-se exclusivamente aos estudantes contemplados pelo PAPFE com vaga de moradia (PAPFE Auxílio Parcial + vaga) e que estejam aguardando a disponibilização do quarto.
Após a análise da situação de vulnerabilidade socioeconômica e priorização de atendimento em lista única do PAPFE, a PRIP informa que:
– 7 (sete) desses estudantes foram contemplados com auxílio integral em 05 de abril, já receberam a primeira parcela do auxílio integral em 20 de abril;
– 1 (um) estudante foi contemplado com auxílio integral na fase recursal (10/05) e receberá seu auxílio na próxima segunda-feira;
– 3 (três) estudantes não foram contemplados pelo PAPFE.
A permanência no alojamento do CEPEUSP não é, por si mesma e independente de outras considerações, uma condição de vulnerabilidade socioeconômica. Diante dessas informações, decidimos não autorizar a utilização do alojamento do CRUSP por nenhum destes estudantes, pois defendemos o caráter público e republicano do Edital do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil e de seus critérios.
Não podemos aceitar a conversão dos 8 auxílios integrais em auxílios parciais, como proposto pelos estudantes. Não podemos ser coniventes com a concessão de privilégios, já que os estudantes que solicitam a conversão estariam mudando de posição na fila única definida pela pontuação do PAPFE, prejudicando no mínimo 158 outros estudantes que encontram-se também aguardando vagas na moradia e em posição de maior vulnerabilidade social (maior pontuação).
Era o que neste momento nos cabia informar.
Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento
Universidade de São Paulo