Governo do Estado divulga esquema de segurança para o Réveillon 2025 com 28 mil agentes

21/12 – O Governo do Estado anunciou um esquema de segurança recorde para o Réveillon 2025, com 28 mil agentes de segurança atuando em todo o estado. Em Copacabana, principal palco das celebrações, 3.300 policiais, 12% a mais do que no ano anterior, estarão presentes para garantir a segurança de fluminenses e turistas durante a queima de fogos. A operação contará com tecnologia de ponta, incluindo 15 drones (com reconhecimento facial e hexadrones), e atendimento especializado.

O planejamento foi apresentado nesta sexta-feira (20/12), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), detalhando as ações que ocorrerão de terça-feira (31/12) até a madrugada de quarta-feira (01/01). Participaram do anúncio as secretarias de Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Governo, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

– O Réveillon no Rio de Janeiro é um dos maiores eventos do mundo e atrai milhões de pessoas. Nosso compromisso é garantir que todos possam celebrar com segurança e tranquilidade. Este esquema especial demonstra a união de forças entre as polícias, o Corpo de Bombeiros e outras instituições para proteger tanto os fluminenses quanto os turistas. Investimos em tecnologia de ponta e ampliamos o efetivo para que esta festa seja inesquecível e segura para todos – declarou o governador Cláudio Castro.

O estado vive um momento de crescimento no turismo. A expectativa é encerrar o ano com 1,5 milhão de visitantes internacionais, um número próximo ao recorde de 2014, ano da Copa do Mundo. Entre janeiro e novembro de 2024, mais de 1,3 milhão de turistas estrangeiros visitaram o Rio, representando um aumento de 27,17% em relação ao mesmo período de 2023.

Para o Réveillon, a rede hoteleira também reflete a alta demanda. Dados de 5 de dezembro mostram que: Leme e Copacabana já apresentam 78,88% de ocupação, enquanto Ipanema e Leblon estão em 77,72%. Na Barra da Tijuca e Recreio, o índice chega a 76,78%, e nas regiões do Flamengo e Botafogo, 66,11%. No Centro, a ocupação está em 61,13%.

– Essa é mais uma grande operação que mostra a integração das forças, para que o carioca e todo turista que vier ao Rio de Janeiro aproveite a virada do ano com tranquilidade. O aumento de turistas mostra que as pessoas decidiram vir ao Rio de Janeiro de forma voluntária, ninguém vem a um estado que acha inseguro. Se eles escolheram o Rio de Janeiro e a cada ano o número de turistas aumenta é porque estamos no caminho certo – disse o secretário estadual de Segurança Pública, Victor dos Santos.

Polícia Militar
Mais de 23 mil policiais militares vão atuar na segurança de quem estará nas ruas de todo estado. Na Barra da Tijuca (617 policiais e 50 viaturas), no Leblon e Ipanema, (397 policiais e 50 viaturas), em Niterói, (686 policiais e 98 viaturas), já na Costa Verde, (571 policiais e 77 viaturas), e na Região dos Lagos (826 policiais, 127 viaturas, 1 carro comando e 1 aeronave). Ao todo, 4.415 viaturas vão garantir o patrulhamento em todas as regiões.

Na noite do Réveillon, Copacabana contará com 19 pontos de bloqueio em vias de acesso com o emprego de 810 policiais. Para aprimorar a segurança na orla, serão instaladas 78 plataformas de observação distribuídas no canteiro central, calçadão, espelho d’água e no entorno dos três palcos – 18 a mais que no ano passado.

A Polícia Militar disponibilizou uma aeronave do Grupamento Aeromóvel (GAM) para fazer sobrevoos nas areias. Cerca de 100 viaturas, incluindo motos e quadriciclos, também serão utilizadas. Já o aparato tecnológico disponibilizado para a festividade conta com dois drones de monitoramento com imagens sendo transmitidas em tempo real, além de dois veículos de apoio com acesso às imagens das câmeras de monitoramento da região e dos drones.

A Polícia Militar também disponibilizou 15 canhões de luz, 800 gradis, 7 cabines de baseamento, 100 detectores de metal e 33 sinalizadores do tipo giroflex para reforçar a segurança em Copacabana. As câmeras de reconhecimento facial também estarão instaladas em estações do Metrô. A Patrulha Maria da Penha fará ações educativas nos locais de evento.

Polícia Civil
Mais de 3.650 agentes da Polícia Civil atuarão em todo o estado, com reforço nas equipes das Centrais de Flagrante na 12ª DP (Copacabana), 13ª DP (Ipanema) e 14ª (Leblon). O reforço também será estendido às unidades da Zona Sul ( 9ª, 10ª, 11ª, e 15ª DP), com adicional na equipe da Perícia Criminal de local e de Química.

Haverá reforço nas delegacias especializadas. Na Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) terão policiais fluentes em línguas estrangeiras. Também haverá reforço nas unidades das áreas com eventos como: Orla da Zona Oeste, Ilha do Governador, Niterói, Madureira.

A Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos (DFAE) intensificará a fiscalização das montagens dos locais de queima de fogos, incluindo as balsas que serão utilizadas para o acondicionamento do material explosivo. Já o esquadrão antibombas fará fiscalização preventiva e apreensão de artefatos pirotécnicos não autorizados. A inteligência da Polícia Civil já está monitorando redes sociais e está em contato com outras agências de inteligência para trocas de informações.

Corpo de Bombeiros
Cerca de 1.500 bombeiros militares estarão em atuação em todo o estado. O serviço será realizado com o auxílio de 360 viaturas de salvamento, combate a incêndio, ambulâncias, motocicletas, pick-ups, escadas e plataformas mecânicas, viaturas de abastecimento, entre outros.

O esquema especial conta com 250 embarcações, incluindo barcos de alumínio, lanchas, motos aquáticas, barcos infláveis avançados e de resgate, e ainda, com 3 aeronaves baseadas em pontos estratégicos. Pela primeira vez, médicos vão tripular motos aquáticas para um atendimento ainda mais ágil durante a virada em Copacabana e na Barra da Tijuca.

O aparato tecnológico estará reforçado, com 13 drones, sendo 2 mega drones com megafone para avisos sonoros, farol de busca com precisão de 900 metros para buscas à noite e capacidade de voo em condições adversas, com chuva. O trabalho será reforçado com 3 postos de Comando e Controle (2 em Copacabana e um no Quartel Central).

Em Copacabana, 168 bombeiros, incluindo 77 guarda-vidas estarão na orla. A atuação também conta com 6 grupos de intervenção rápida (4 terrestres e 2 marítimos) e 20 postos de guarda-vidas ativados na orla. Equipes de combate a incêndio, socorro marítimo, salvamento e atendimento pré-hospitalar estarão estrategicamente posicionadas nas principais áreas de concentração de público.

Operação Lei Seca e Segurança Presente
A Operação Lei Seca, da Secretaria de Governo, fará ações de fiscalização nos principais pontos de eventos da capital e Região Metropolitana. A atuação contará com 96 servidores e 24 viaturas. O Segurança Presente atuará com 120 policiais e 40 viaturas em Copacabana.

Related posts

Rede estadual de ensino terá reforço de quase cinco mil professores em 2025

Corpo de Bombeiros RJ abre inscrições para o Projeto Botinho 2025

Dezembro Laranja: previsão de verão intenso no Rio de Janeiro é alerta para a necessidade de cuidados voltados à prevenção do câncer de pele