Vencedores das categorias Romance, Conto e Poesia destacam a visibilidade dada a novos autores pela premiação
Os livros vencedores das categorias Romance, Conto e Poesia do Prêmio Sesc de Literatura 2024 foram lançados no Rio de Janeiro na última terça-feira (3), em uma noite de autógrafos na unidade de Copacabana. Os escritores Ricardo Mauricio Gonzaga (ES), autor do romance Bololô: gaiola vazia; Patrícia Lima (SP), com o livro de contos A glória dos corpos menores; e Antonio Veloso Maia (RJ), autor da obra de poesia Contra a parede, celebraram o reconhecimento do Prêmio e sua contribuição à literatura brasileira.
“Ser publicado e lido é o maior prazer de quem escreve. O Prêmio Sesc abre uma janela importante para novos autores”, afirmou Ricardo Gonzaga. Patrícia Lima destacou que vencer a premiação era um sonho antigo: “Espero que minha obra alcance leitores de diferentes universos.” Antonio Maia, representado pela filha, enviou uma mensagem destacando o papel do Prêmio em revelar talentos de todo o Brasil.
As três obras, escolhidas entre 2.731 inscritas, foram publicadas pela editora Senac Rio, com tiragem inicial de 2 mil exemplares e estão disponíveis em livrarias físicas e online. Cada autor recebeu R$ 30 mil.
Durante o evento, também houve Menções Honrosas para finalistas, como Matheus Rodrigues, que celebrou: “Sou rato de Sesc. Fazer parte disso é emocionante.”