Novas técnicas de manejo impulsionam produção em lugares como São Paulo, Distrito Federal, Bahia e Minas Gerais
Rio Grande do Sul é o estado mais a sul do Brasil e faz fronteira com a Argentina e o Uruguai. O estado é dividido em 497 municípios e possui 11,3 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE. A capital, Porto Alegre, é o município mais populoso com 1,4 milhão de pessoas.
A população gaúcha descende principalmente de italianos e alemães, que começaram a emigrar para o país no fim do século XIX. O Rio Grande do Sul costuma ser o recordista de baixas temperaturas do país. O clima é do tipo subtropical úmido com verões quentes. As chuvas são cada vez mais concentradas em um curto espaço de tempo, intercaladas com períodos de estiagem, provocando cada vez mais alagamentos.
A cidade de Gramado é um dos principais destinos para quem quer conhecer a influência alemã e italiana. A maior busca pela rede hoteleira ocorre na estação mais fria, quando as temperaturas baixas prenunciam geada, ou neve, registrada com certa frequência.
A cultura italiana é destaque Caxias do Sul e em Bento Gonçalves. O local representa o legado histórico, cultural e gastronômico dos imigrantes que chegaram ao estado em 1875.
Já o litoral possui o clima mais ameno com trilhas abertas, paredões rochosos e morros. Entre as praias mais conhecidas e frequentadas estão Tramandaí, Capão da Canoa e Torres.
Alguns dos cartões-postais mais antigos se encontram em São Miguel das Missões. O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, patrimônio da humanidade, e o Museu das Missões, abrigam ruínas remanescentes do tempo em que os jesuítas chegaram ao Brasil, em 1549.